23.1 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Ministro do Turismo visita sítios arqueológicos na Região das Missões

Compromissos neste domingo (15.08) encerraram a agenda de Gilson Machado Neto no Rio Grande do Sul, na qual foram discutidos projetos de apoio ao setor

Uma visita a sítios arqueológicos da Região das Missões Jesuíticas encerrou a agenda de trabalho do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, no Rio Grande do Sul, iniciada na sexta-feira (13.08). Neste domingo (15.08), o ministro esteve nas unidades de São Lourenço Mártir, São Luiz Gonzaga e São João Batista, e Entre-Ijuís. A pavimentação dos acessos aos locais e a outros atrativos próximos conta com R$ 20 milhões do Ministério do Turismo.

Machado Neto ressaltou que os investimentos do governo federal na região reforçam o compromisso com a preservação da história nacional. “Nós estamos aqui resgatando a história do povo brasileiro e das Missões Jesuíticas. Quem não cuida do seu passado, da sua história, não vislumbra o futuro. Então, estamos devolvendo esse equipamento turístico e religioso impressionante para toda a população do mundo aqui na Região das Missões”, enfatizou.

O ministro do Turismo também apontou a necessidade de melhorias na conexão à internet na região e garantiu esforços por avanços neste sentido. “Sem internet, o turista não vem. Então, a primeira coisa que tem que ser feita aqui hoje é o acesso à internet para divulgar essa região. Região esta que é belíssima e que tem um potencial turístico que poucos locais do mundo e do Brasil têm. Então, contem conosco para o que for preciso”, assegurou.

Acompanhado dos deputados federais Osmar Terra, Ubiratan Sanderson e Hélio Lopes, além do senador Luis Carlos Heinze e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, o ministro do Turismo também foi ao Santuário do Caaró, na cidade de Caibaté (RS). O espaço homenageia a morte, por índios, dos santos mártires missioneiros Roque González, Afonso Rodrigues e Juan del Castilho, ocorridas no ano de 1628.

O prefeito de Caibaté, Amauri Pires, celebrou a visita de Gilson Machado Neto e ressaltou o grande potencial turístico da região. “É uma satisfação muito grande para nós receber, pela primeira vez, um ministro de Estado. Nossa cidade recebe romarias de mais de 100 mil pessoas por ano no santuário”, comentou Pires. O santuário abriga a Capela dos Santos Mártires, onde se encontram imagens dos santos e, inclusive, uma representação do coração do Padre González.

COMPROMISSOS – Além das cidades de São Luiz Gonzaga e Entre-Ijuís, a agenda do ministro do Turismo no Rio Grande do Sul incluiu passagens por Porto Alegre e os municípios de Montenegro, Carlos Barbosa, Santa Clara do Sul, Santo Ângelo, Santa Rosa, São Nicolau e São Miguel das Missões. Nas ocasiões, Gilson Machado Neto se reuniu com gestores públicos para discutir ações voltadas ao adequado aproveitamento dos potenciais da região.

“Nós agradecemos imensamente a extraordinária acolhida que recebemos aqui no estado. Podem contar com o governo do presidente Jair Bolsonaro para o que for necessário aqui. Seguimos tenentes na conduta para colocar o Brasil no merecido lugar de destaque no cenário turístico mundial, e certamente o Rio Grande do Sul e as suas belezas únicas vão ser peças essenciais nessa jornada”, finalizou o ministro.

 

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles