|
A retomada da LATAM no Brasil Nos últimos três meses, a LATAM vem apostando na melhoria do setor aéreo e iniciou um processo de retomada gradual, porém otimista, para “sair dessa crise mais forte do que entramos”, como afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil. Confira abaixo as principais movimentações recentes da companhia nesse sentido: A. Malha aérea: A LATAM já retomou 75% da sua oferta de assentos no mercado doméstico brasileiro em comparação com 2019 (período anterior à pandemia) e acaba de anunciar 4 novos destinos (Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Petrolina e Vitória da Conquista) para acelerar a sua retomada no Brasil. As novas bases e os incrementos de voos farão a LATAM retomar 87% da sua oferta doméstica de assentos no País ainda em novembro deste ano, além de encerrar 2021 com 49 destinos em território nacional, superando os 44 aeroportos atendidos antes da pandemia. Do Brasil para o exterior, a LATAM já retomou operações para 12 destinos e espera voltar com os seus 26 destinos internacionais tão logo as restrições dos países sejam retiradas. B. Frota de aeronaves: a LATAM opera hoje no Brasil com 123 aeronaves, equivalente a 82% da atual frota da companhia no País. A expectativa é fechar 2021 com 85% do total (com 127 aeronaves voando diariamente), quando se espera a retomada de quase 100% da oferta de assentos pré-pandemia. Atualmente, a LATAM possui 149 aeronaves na frota brasileira com média de 10 anos de uso. C. Pessoas: além de abrir contratação de 1 mil agentes de aeroportos em todo o Brasil até dezembro, a LATAM é a única companhia aérea no País que está contratando 750 tripulantes para suas operações ainda este ano. Até o momento, cerca de 250 tripulantes já ingressaram na empresa, sendo que todos foram readmitidos após o grande corte que foi preciso fazer em 2020 como consequência da pandemia. Ainda, no Centro de Manutenção da LATAM em São Carlos (SP) já foram admitidos 80 profissionais e, até o fim deste ano, espera-se mais 100 contratações temporárias, especialmente para atender a retomada do Projeto Retrofit (modernização do interior das cabines das aeronaves). D. Cargas: a unidade de cargas da LATAM anunciou, em maio deste ano, a ampliação de 11 para 21 aeronaves na frota cargueira de aviões Boeing 767 até 2023. Somente em julho, a previsão para todo o grupo era de 1.030 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 20% a mais do que no mesmo mês de 2019. A LATAM Cargo conta com uma frota mista de aviões para suas operações, utilizando tanto o porão das aeronaves voltadas para voos de passageiros quanto cargueiros dedicados. Investimentos Destacam-se aqui três grandes iniciativas da LATAM alinhadas ao movimento de retomada do setor aéreo: A. Retrofit: até setembro de 2022, serão reformuladas as cabines de 30 aeronaves Airbus A320 e A321 da frota da LATAM Brasil, além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes às frotas das demais afiliadas do Grupo LATAM. Esse processo, chamado de retrofit, é o maior investimento da história do Grupo – cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da LATAM Brasil. B. Inovação Tecnológica: projeto está em sua segunda fase, com o lançamento de uma funcionalidade exclusiva, o LATAM Wallet, e uma nova e única experiência para o LATAM Pass, o programa de fidelização da companhia. A nova experiência digital, lançada em fevereiro, focou sua primeira fase em quatro pilares: Novo fluxo de compra no site; Conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar; Notificações personalizadas; e Check-in Automático. C. Sustentabilidade: em maio, oGrupo LATAM assumiu compromissos com a sustentabilidade em quatro grandes áreas: Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado. |