São Paulo, 30 de julho de 2021 – Nesta quinta-feira (29), a LATAM realizou mais um transporte especial de animal silvestre – desta vez, um exemplar do papagaio da espécie Amazona festiva, popularmente chamado de papa-cacau. O animal foi transportado de Fortaleza para Manaus, onde será devolvido para a natureza.
O papagaio papa-cacau é uma ave pertencente à espécie de ocorrência natural na região norte do Brasil, principalmente nas regiões alta e média da Amazônia, até o Amapá. A ave recuperada no Ceará foi vítima de tráfico animal e passou por um processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) em Fortaleza (CE) e, agora, conclui seu processo de triagem com a soltura na natureza apoiado pelo Cetas Manaus (AM). Ao todo, foram quase 2 anos de preparação para o animal retornar ao meio ambiente.
Toda a operação de transporte gratuito faz parte do Programa Avião Solidário, da LATAM, que compartilha o valor do transporte aéreo – de encurtar distâncias – para auxiliar a movimentação de pessoas, animais e cargas em situações de emergência em saúde, preservação ambiental e desastres naturais.