Durante visita técnica ao município de Valença, na Costa do Dendê, equipe da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) promoveu seminário, na noite desta quinta-feira (15), com a presença de empresários para reforçar a importância de integrar o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Atualmente, o estado conta com mais de 5,2 mil empresas cadastradas.
Mantido na Bahia pela parceria da Setur com o Ministério do Turismo, o Cadastur é um mecanismo importante para dar segurança ao visitante que contrata serviços turísticos em todo o Brasil. O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias e condutores de visitantes, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas.
Entre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação e concorrência em licitações públicas.
“O visitante que contrata empresas em situação regular no Cadastur tem a segurança de que contará com serviços seguros, que seguem os princípios de qualidade. Isso contribui para o objetivo da Setur de incentivar a melhoria contínua dos serviços turísticos na Bahia”, explicou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo.
Também participaram do seminário o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges, e as coordenadoras do Cadastur na Bahia e de Regionalização, Jessyana Cintra e Maria Isabel Bulcão. Durante o dia, a equipe visitou pontos turísticos da cidade, além do aeroporto, na companhia do secretário municipal de Turismo, Fred Rehem.
A Setur conclui a atualização do levantamento da oferta turística em Valença. Na próxima semana, de segunda a quarta-feira (19 a 21), serão oferecidos cursos de quatro temáticas, voltados para trabalhadores do segmento: “Qualidade no atendimento”, “Conceitos básicos do turismo”, “Produção associada ao turismo” e “Turismo e Cidadania”.
Candeias – Já na quarta-feira (14), visitas foram realizadas em pontos turísticos de Candeias, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. O roteiro incluiu o Santuário Nossa Senhora das Candeias, Fonte dos Milagres, cine-teatro Vanda Cruz, biblioteca pública Dalila Baptista, localidade de Caboto e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, que está sendo requalificado por meio do Prodetur Nacional Bahia, com gestão da Setur e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os técnicos da Setur também participaram da apresentação do Plano Diretor Municipal de Turismo pelo secretário Joseval da Silva e darão apoio institucional à execução das diretrizes contidas no planejamento.