O Diário Oficial do Estado publica em sua edição desta sexta-feira (18) aditivo ao termo de cooperação 002/2019, celebrado entre a Secretaria de Turismo do Estado e a Gol Linhas Aéreas, que estabelece a redução da base de cálculo na aquisição de querosene de aviação pela empresa, com carga tributária equivalente a 5%. O acordo prorroga o prazo de vigência por 12 meses, com efeitos retroativos a partir de 1º de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2021.
Em contrapartida, a Gol se compromete a realizar 20.449 voos, entre desembarques e decolagens, no Estado, totalizando interligações com 27 destinos. São cinco os municípios baianos atendidos pela companhia aérea: Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras. Acordo semelhante havia sido firmado com a Azul anteriormente.
A medida faz parte das estratégias da Secretaria de Turismo do Estado para ampliar a malha aérea do estado na retomada da pandemia. “O aumento da oferta de voos para os destinos baianos é uma das nossas prioridades, por isso negociamos com as companhias e oferecemos benefícios como este, para que os turistas que nos visitam tenham cada vez mais opções”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.
Retomada – A recuperação do tráfego aéreo da Bahia, reduzido com a pandemia, ganha impulso em junho e julho para atender à demanda de turistas em temporada de férias. Várias frequências operadas pelas grandes companhias estão sendo reativadas, tanto para Salvador como para cidades do interior. Novas rotas estão sendo inauguradas para destinos como Mucugê, na Chapada Diamantina, e Ilha de Comandatuba, no município de Una (sul do Estado).
No dia 30 entra em operação a empresa ITA, do Grupo Itapemirim, incluindo um voo que liga o aeroporto de Guarulhos (SP) a Salvador, com escala em Porto Seguro. Já para o dia 20 de julho está prevista a volta dos voos da Air Europa, de Madri para a capital baiana.