- Esta é a segunda certificação internacional recebida pela JetSMART para as medidas implementadas em seu protocolo “Compromisso Smart”.
- A APEX Health Safety tem como objetivo ajudar a restaurar a confiança dos consumidores nas viagens aéreas, por meio da estreita colaboração entre as empresas, criando um padrão de biossegurança a ser utilizado pelascompanhias aéreas.
A APEX Health Safety certificou as medidas de higiene e biossegurança da JetSMART, primeira companhia aérea no Chile a obter esta certificação na categoria “Platinum”, o que significa que a empresa vai além do que é exigido pelas autoridades e que realmente investe na saúde e segurança dos passageiros e funcionários.
A APEX, uma organização sem fins lucrativos, e a SimpliFlying se uniram para criar um padrão global de biossegurança e saúde para companhias aéreas com objetivo de apoiar essas empresas aéreas na retomada das viagens, criando um padrão comum de segurança sanitária e destacando práticas bem-sucedidas dentro do setor, como é o caso da JetSMART.
Esta é a segunda certificação recebida pelos protocolos de biossegurança da companhia aérea e se soma ao selo IRAM de Protocolo COVID-19 Verificado, recebido em 2020. “Estamos orgulhosos de receber esta segunda certificação internacional para nossas medidas de higiene e biossegurança contra o Covid-19” comemora o CEO da empresa, Estuardo Ortiz. “Agradecemos a uma organização tão renomada quanto a APEX Health Safety que, em conjunto com a SimpliFlying, destaca as melhores práticas que defendemos e utilizamos para garantir que todos, passageiros e tripulação, possam chegar a seus destinos com segurança. Essa é a nossa prioridade máxima ao voar”, reforça o executivo.
“Fizemos um árduo trabalho na construção do nosso protocolo de higiene e biossegurança, baseado na experiência global e nas melhores práticas. Mantivemos nossas operações ininterruptas com nossa moderna frota de Airbus A320, tendo como base as exigências das autoridades”, disse Albert Pérez, gerente de operações da JetSMART.
Algumas das ações contempladas pelo protocolo “Compromisso Smart” são a tomada de temperatura no aeroporto para evitar a entrada de passageiros com febre, o embarque sem contato, uma aliança com a Cruz Vermelha para realizar palestras preventivas com a tripulação, a venda de alimentos a bordo por meio de um E-Menu disponível para download em dispositivos móveis usando um QR code, um novo projeto de procedimentos de embarque e desembarque que garantam a máxima distância social entre os passageiros, a higienização após cada voo e a limpeza profunda diária realizada com pistolas eletrostáticas. A JetSMART também opera uma das mais modernas frotas de Airbus A320 do mundo que incorporam filtro de ar de alto desempenho (HEPA) que remove 99,97% dos vírus e bactérias no ambiente e sistemas de ventilação que renovam todo o ar da cabine de passageiros a cada 3 minutos com um pouco de ar filtrado e um pouco de ar externo extraído diretamente da atmosfera a 10 quilômetros de altitude.
“A JetSMART elevou o nível dos padrões de segurança sanitária no setor por meio de iniciativas como a introdução de códigos QR para menus de voo, a declaração social na área de retirada de bagagem e o avanço nos esforços de limpeza e higienização de aeronaves. Essas medidas para garantir a biossegurança nos voos estão alinhadas com a ideia de fortalecer a confiança entre os viajantes”, disse Shashank Nigam, CEO da SimpliFlying.
Atualmente, a companhia aérea está operando 15 destinos chilenos nas cidades de Santiago, Arica, Iquique, Antofagasta, Calama, Copiapó, La Serena, Concepción, Temuco, Valdivia, Puerto Montt, Chiloé, Balmaceda, Punta Arenas e Puerto Natales, com 19 rotas inter-regionais e mais de 30 rotas domésticas.
Internacionalmente, a empresa opera de Santiago a Bogotá e Cali na Colômbia; para Lima, Trujillo e Arequipa no Peru; Buenos Aires na Argentina, e Foz de Iguaçu e Salvador, no Brasil, além da nova rota entre Antofagasta e Cali.