130 marcas expositoras, 14 palestras, mais de 2.200 profissionais presentes e 600 quilos de alimentos arrecadados. Esses são alguns dos números que confirmaram a edição 2020 do Encontro Comercial Braztoa Rio de Janeiro como a maior já realizada pela entidade na capital fluminense.
O evento, que aconteceu na última terça-feira (10/3), no Centro de Convenções SulAmérica, abriu o calendário do ano para o trade turístico e contou com uma parceria inédita com Estado do Rio de Janeiro como destino anfitrião e com o Rio CVB como parceiro anfitrião.
“A presença expressiva de agentes de viagens e de profissionais de turismo em geral demonstra que a Braztoa no Rio de Janeiro é um sucesso. O mercado está vivo. O interior do Estado esteve presente no evento, apresentando suas variadas e interessantes opções. Uma boa resposta para a instabilidade que hoje se espalha pelo mundo. Nossa estratégia é intensificar ainda mais a promoção do Rio de Janeiro em mercados mais próximos, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo que juntos, representam mais de 65% da nossa demanda doméstica”, disse Otavio Leite, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
“Os eventos da Braztoa representam sempre uma grande oportunidade para estreitar relações com operadoras e agentes de viagens dos principais mercados emissores nacionais. Para nós, do RCVB, é acima de tudo, uma excelente oportunidade para apresentar as qualidades da Cidade Maravilhosa. Porque, mais efetivo do que qualquer promoção, é reunir aqui pessoas que chegam de origens diversas para viverem a “experiência Rio de Janeiro”, tão única e exclusiva”, falou Sonia Chami, Presidente do Rio Convention Bureau.
Neste ano, o Encontro Comercial Braztoa Rio de Janeiro teve o FuTURISMO como tema central e enredo condutor das suas ações. Ele esteve em cada ação do evento e foi abordado já no painel de abertura que abordou “Qual é o futuro que você vê? O futuro é agora!” e contou com a presença de Benício Filho (CEO da empresa Ravel Tecnologia, desenvolve desde 2012 atividades como Mentor e Investidor em Startups. Mentor pela Anjos do Brasil, Sebrae e InovAtiva, tem em seu portfólio mais de 40 Startups em atividade), Jaqueline Gil (fundadora da Amplia Mundo, com mais de 15 anos de experiência com políticas públicas, gestão de projetos e inovação em turismo, no Brasil e no exterior), Sandra Turchi – CEO da Digitalents e uma das principais referências com atuação internacional quando o assunto é transformação digital – internet das coisas, Big Data, marketing, marketing digital e e-commerce) e o presidente da BRATZOA, Roberto Haro Nedelciu (o executivo já viajou para mais de 80 países e já subiu até o Campo Base do Everest (Nepal), Kilimanjaro (Tanzânia), Chimborazo (Equador) e o Monte Kota KinaBalu (Malásia).
Mais de 2.200 profissionais circularam pelos corredores do Centro de Convenções SulAmérica e puderam conferir produtos, novidades e fazer negócios com 130 marcas expositoras, além de ter acesso a palestras, capacitações, sorteios e entretenimento.
Grande parte dessas pessoas veio de mais de 20 cidades do Brasil, por meio das caravanas rodoviárias, que tiveram quatro grandes roteiros inéditos. Também foram disponibilizadas Caravanas Aéreas de diversos destinos e transfers dentro do Rio de Janeiro. No dia seguinte ao evento, cerca de 220 agentes de viagens participaram de um mega fam tour pelas cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis, Armação dos Búzios, Angra dos Reis e Região do Vale do Café. As ações nesses destinos contaram com o apoio dos Convention & Visitors Bureau locais.
Esses mesmos profissionais aproveitaram os painéis instagramáveis que remetiam a cenários tradicionais do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa e o calçadão de Copacabana, e lotaram as 14 palestras oferecidas e que abordaram temas variados e atuais, como:
O Mundo está evoluindo e o turismo está mudando, mas será que o mercado ainda é o mesmo? Para responder essas e outras perguntas, Benício Filho, comandou a palestra “Vendo pacotes de viagens ou transformo vidas?” e falou sobre como se posicionar diferente dos outros, gerando valor para sua empresa e resultados para seus clientes.
Já Jaqueline Gil abordou 14 megatendências de cenários para o turismo durante sua palestra “Pontos de virada para o turismo no futuro: recursos, tecnologia e riqueza”.
Viagens com propósito e destinos que estão aprimorando suas políticas ambiental, econômica e socialmente responsáveis estão em alta. Diante desse contexto de constante mutação, Argentina, Bahia, Buenos Aires, Ceará, Foz do Iguaçu, Kissimmee, Nova Zelândia, Peru, Rio de Janeiro e Sergipe mostraram suas principais novidades e ainda contaram como estão se adequando para atrair cada vez mais esse novo perfil de turista. Ifaseg e Gol Linhas Aéreas também falaram sobre seus principais produtos que acompanham toda essa evolução no setor e na maneira de viajar.
Reforçando seu protagonismo, o evento também foi palco do lançamento do Anuário Braztoa 2020, estudo com dados inéditos do setor de turismo no país, que mostrou que, em 2019, as empresas associadas à BRAZTOA, que representam estimados 90% das viagens de lazer comercializadas pela cadeia produtiva do Brasil, foram responsáveis por um faturamento de R$ 15,1 bilhões, um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior, mantendo em 6,5 milhões o número de passageiros embarcados
Os recordes do evento também chegaram à tradicional ação de arrecadação de alimentos, que reuniu quase 600 quilos de mantimentos (em 2019 foram 500 quilos), que serão doados para a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Tereza.
“Ninguém faz nada sozinho. Eu não faço sem a equipe BRAZTOA. A equipa BRAZTOA não faz sem seus associados. Os associados ao fazem sem os agentes de viagens. Juntos, profissionais, empresas, destinos podemos fazer o melhor. Esperamos ter contribuído de verdade para o caminho de sucesso dos negócios de todos”, reforçou Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
No encerramento, Nedelciu fez um agradecimento especial ao Maranhão, que será o destino do próximo evento da entidade: o Experiência Braztoa, marcado para o dia 4 de junho, e ao Ceará, parceiro que ofereceu o coquetel de encerramento e fez a alegria dos presentes.
Vale ressaltar que o Encontro Comercial Braztoa Rio de Janeiro 2020 recebeu o selo Evento Neutro, feito pela consultoria Eccaplan, pois compensou todas as emissões de carbono provocadas em sua realização, atuando em consonância com a Agenda 2030 e atendendo ao ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa 2020
Data: 10 de março de 2020
Horário: das 9h às 19h
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Operadoras
Abreutur, Affinity Seguros, AIT, Ambiental, April, BlancTur, Century Travel, Costa Cruzeiros, CT Operadora, DelBianco Tour Operator, Discover Cruises, Domundo, FLOT, Françatur, GTA, Interamerican Network, Intermac, Investur, Knowhow, Litoral Verde, Lusanova, MGM Operadora MSC, NCL, New It, Polvani, Pomptur, Queensberry, R11 Travel, Raidho, RCA, TBO Holidays, Transeuropa, Transmundi, Travel Ace, TT Operadora e Velle.
Parceiros
Grandes nomes também figuram entre os parceiros que já garantiram sua presença. Além dos já citados destino anfitrião, Rio de Janeiro, e parceiro anfitrião, RioCVB, farão parte do evento: ABAV-RJ, Argentina, Bahia, Balneário Camboriú, Barceló, Buenos Aires, Ceará, Foz do Iguaçu, Gol, Hertz, Iberostar, Ifaseg, Kissimmee, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Nova Zelândia, Palestras & Conteúdo, Paraná Turismo, Peru, Serra Catarinense e Sergipe.
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2019, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 15,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 14,9 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.