O slogan do posto é “qualidade que faz a diferença”, o posto que fica ás margens da BR 020, realmente tem uma estrutura invejável, com várias opções de comidas e bebidas, banheiros limpos e amplo estacionamento com grande fluxo de turistas que viajam na rodovia.
Porém, isso não é tudo. A tradicional excursão da Caliandra Turismo que tem como destino Guaibim, com passeios para Morro de São Paulo, Gamboa e Boipeba, que há a treze anos leva brasilienses para passar o Reveillon na Bahia, teve uma grande decepção com o atendimento prestado pelo empreendimento.
Um grupo bem diversificado com funcionários públicos, pessoas aposentadas, crianças e empresários voltavam da viagem no dia 05 de Janeiro por volta das 08 h da manhã quando pararam para tomar café, e presenciaram um fato que merece repúdio de todos que frequentam o local.
Neide Rafael, uma das passageiras, que é negra, pedagoga e especialista nas relações de educação e arte educadora, ativista nas questões étnico-raciais de gênero, raça e políticas públicas, além de membro da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno.
Mesmo tendo viajado o mundo inteiro e conhecido inúmeros países, culturas e locais, a educadora se surpreendeu ao ser abordada insistentemente pela gerente do posto uma loira dos olhos claros, para que procurasse um outro local, pois onde a mesma se encontrava era um ambiente onde se servia um café da manhã diferenciado e por isso de um valor mais elevado.
Claro que a cliente se indignou, pois a gerente do local foi muito insistente e claramente demonstrava acreditar que a senhora negra, de roupas simples não teria condições de usufruir da área VIP do restaurante. A mesma questionou o atendimento que lhe foi prestado e queria satisfação sobre o tratamento recebido, simplesmente pela cor de sua pele.
A discriminação foi presenciada por parte dos integrantes da excursão que ao verem o que estava de fato acontecendo, questionaram muito a gerente do local, demonstrando não aceitar que atos como aquele pudessem acontecer em um local público e de forma tão grosseira como foi.
Francisco proprietário da Caliandra Turismo e responsável pela viagem foi até a gerente do local e também demonstrou a sua indignação com sua passageira, principalmente por conhecer o caráter, índole e humildade da Sra. Neide Rafael a quem conhece há muitos anos e conviveu com a mesma em viagens para diversos países do mundo, e sabe como ninguém que a mesma não merecia passar por esta situação, principalmente no seu país.
Dona Neide como foi chamada na excursão é uma pessoa extremamente atenciosa, uma pessoa que se preocupa com o próximo, cumprimenta a todas as pessoas e sendo uma pessoa “idosa” procura estar presente em todos os momentos da viagem, buscando fazer novas amizades e se confraternizar com o maior número de pessoas possíveis.
Na continuação da viagem, no momento em que foi chamada para receber uma lembrancinha do seu amigo secreto, Neide Rafael se pronunciou junto aos presentes demonstrando a sua indignação pela discriminação que sofreu.
Neide Rafael pediu aos demais integrantes da excursão que levassem para suas casas esse fato lamentável e triste, acontecimento que demonstrou que nós seres humanos não são somos todos iguais, e que uma pessoa negra no Brasil em muitos locais são tratada de maneira diferente.
Neide solicitou que ninguém permitisse que a sua humanidade fosse diminuída em momento algum, e que ela se sente fortalecida com episódios como esse.
Agradeceu a determinação do Francisco da Caliandra Turismo pela sua coragem em defendê-la.
Mesmo com o acontecimento, a Sra. Neide Rafael disse estar bem, e que isso te dá pela força e que todos os negros precisam ter força e precisam ser guerreiros.