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sábado, novembro 23, 2024
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Conheça seus direitos em caso de problemas com voos para a Europa

 

  • Nas últimas férias de final de ano, mais de 95 mil pessoas foram impactadas com problemas de voos para Europa.
  • Apenas 5% dos brasileiros que viajam de avião conhecem seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos.
  • AirHelp orienta os passageiros a buscarem compensação financeira após problemas com voos.

As férias de final de ano estão se aproximando e viajar para Europa é um desejo de muitos brasileiros. No momento de planejar a viagem é preciso atentar-se para algumas dicas e recomendações importantes para evitar transtornos e, assim, aproveitar ao máximo o passeio.

Com o aumento do fluxo de passageiros devido à temporada de férias no Brasil, os casos de atrasos e cancelamentos de voos para Europa se tornam mais recorrentes, afetando gravemente aquela viagem tão esperada. Com a proximidade da alta temporada, a AirHelp – organização mundial especializada em direitos de passageiros aéreos – orienta sobre os direitos e apoia passageiros impactados a buscarem indenização em caso de atraso ou cancelamento do voo.

Tendência de atrasos e cancelamentos 


AirHelp analisou o desempenho das companhias aéreas com voos partindo do Brasil para Europa para verificar a pontualidade e o respeito aos passageiros. A AirHelp examinou mais 2,3 mil voos partindo dos aeroportos brasileiros, no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019, com destino à Europa para mostrar as tendências de atrasos e cancelamentos. No período, 18% dos voos sofreram atrasos de mais de 15 minutos, impactando mais de 93 mil passageiros. Além disso, outros mais de 2 mil turistas foram afetados por voos cancelados durante o período analisado. 

Das dez maiores companhias que voaram entre o Brasil e os países europeus, a que mais desrespeitou os passageiros e teve a maior taxa de atrasos e cancelamentos foi a Azul. A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles, o que impactou quase 6 mil passageiros.

Em seguida, estão as empresas Latam (24%), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros. Já as três companhias mais pontuais foram a AIR Europa (12%), a KLM (9%) e a espanhola Iberia, com apenas 8,4% de problemas em voos para Europa.

Vejam na planilha a seguir o total de voos e os passageiros impactados:

 

Companhias aéreas

Total de voos operados

Voos pontuais (%)

Número de pessoas impactadas com atrasos e cancelamentos de voos

TAP Portugal Cerca de 650 81% Mais de 22 mil
Latam Cerca de 370 76% Mais de 22 mil
Air France Mais de 230 80% Mais de 10 mil
Alitalia Cerca de 190 82% Mais de 7 mil
Azul Airlines Cerca de 150 71% Quase 6 mil
Lufthansa Mais de 120 84% Mais de 5 mil
British Airways Cerca de 145 85% Mais de 4 mil
KLM Mais de 100 91% Mais de 3,5 mil
Air Europa Mais de 100 88% Mais de 2,7 mil
 Iberia Mais de 100 91% Mais de 2,2 mil
*A AirHelp analisou dados das companhias aéreas que operaram mais de 100 voos entre Brasil e Europa no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro.

 

Apesar do alto número de passageiros desrespeitados pelas companhias aéreas, 95% dos brasileiros que viajam de avião não conhecem seus direitos em casos de atraso ou cancelamento de voos, segundo pesquisa YouGov encomendada pela AirHelp. Portanto, a grande maioria, não sabe como reagir ou reivindicar seus direitos. 

“Desejamos que todos os passageiros aéreos tenham ótimas experiências em seus voos. No entanto, com a alta temporada é importante estarem preparados para possíveis problemas, como atrasos e cancelamentos de voos. A AirHelp orienta todos os viajantes a conhecerem seus direitos e buscarem o tratamento correto em caso de incidentes”, afirma Carolina Becker, especialista em direitos de passageiros da AirHelp. 

Na mesma análise, a AirHelp também observou as rotas entre Brasil e Europa para identificar quais as rotas aéreas com mais atrasos e cancelamentos. Veja abaixo as cinco empresas menos pontuais e o número de passageiros impactados:

 

Rotas

Número de passageiros impactados (Voos com mais de 15 minutos de atrasos ou cancelados)

Pontualidade das rotas

GRU – Frankfurt Quase 10 mil 73%
GRU – Paris / Charles de Gaulle Mais de 9,7 mil 78%
GRU – Madri Mais de 8,4 mil 84%
GRU – Roma Fiumicino Cerca de 8 mil 80%
GRU – Lisboa Cerca de 5,5 mil 70%
*A AirHelp analisou dados das companhias aéreas que operaram mais de 100 voos entre Brasil e Europa no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro.

 

A dica para quem irá programar uma viagem à Europa é avaliar dia, horário e aeroporto de partida. Segundo levantamento da AirHelp, o melhor horário para voar é no período da tarde, das 12h às 16h, os melhores dias são sábado e domingo e o pior é quarta-feira.

 

Direitos dos consumidores

 

Os passageiros brasileiros estão protegidos por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), que define claramente as responsabilidades das companhias aéreas em relação aos passageiros quando ocorrem atrasos, cancelamentos e overbooking.

No entanto, em casos de voos operados por companhias da União Europeia, partindo de aeroportos brasileiros, há também o regulamento EC 261, ampliando os direitos dos passageiros e as possibilidades de indenizações.

“A regulação EC 261 se aplica a todos os passageiros que partem de aeroportos europeus e também a todos aqueles que chegam em aeroportos europeus viajando com uma companhia aérea europeia. Em caso de problemas com o voo, a AirHelp detém as melhores tecnologias para avaliar a chance real de cada passageiro obter uma compensação justa. Dessa forma, já ajudamos mais de 16 mil pessoas em todo o mundo a garantir seus direitos”, explica Carolina Becker, especialista em direitos de passageiros da AirHelp.

 

Atrasos nos voos: o que fazer?

Em uma viagem, nem tudo corre como esperado e atrasos ou cancelamentos de voos, infelizmente, podem acontecer. Mas isso não significa que você tenha que simplesmente aceitá-los. Por isso é tão importante saber os direitos e o que fazer para reivindicar uma indenização.

Para apresentar uma reclamação e futuramente reivindicar sua indenização é preciso evidenciar e atestar as complicações no voo em questão.

Faça valer os seus direitos enquanto passageiro aéreo seguindo os seguintes conselhos:

 

  • Guarde o seu cartão de embarque ou qualquer outro documento que contenha o código de confirmação da reserva do seu voo; 
  • Garanta provas do atraso, seja por meio de fotos do quadro de partidas ou comunicações da companhia aérea; 
  • Solicite à companhia aérea refeições e, se necessário, estadia e transporte para um hotel — você tem direito à assistência gratuita; 
  • Guarde recibos de todos os gastos decorrentes do atraso do voo em questão, uma vez que você pode ser reembolsado se a companhia não cumprir com a sua obrigação de facilitar a comunicação e de prover refeições e alojamento; 
  • Não assine nem aceite nada que possa comprometer os seus direitos.


Para buscar a indenização correspondente ao atraso ou cancelamento do voo, o passageiro pode contar com o apoio da AirHelp, empresa especialista em direitos de passageiros aéreos e mais bem-sucedida do mundo. A companhia já ajudou mais de 16 milhões de pessoas e está disponível em mais de 35 países.

O processo é rápido e simples. Basta o passageiro acessar o site da AirHelp e preencher um formulário com os dados do voo. Automaticamente o sistema informará sobre os direitos de indenização financeira e, na sequência, trará a confirmação sobre a elegibilidade, sem custo algum.

Se o passageiro decidir levar a reivindicação adiante com a AirHelp, terá assistência operacional e jurídica. Após apresentar os documentos necessários, poderá relaxar e aguardar o resultado do processo. 


Sobre a AirHelp 


A AirHelp é a maior organização do mundo especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando viajantes a obterem compensação por atrasos ou cancelamentos de voos e por casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. A AirHelp auxiliou mais de 16 milhões de pessoas, está disponível em mais de 35 países e possui mais de 750 funcionários.

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