O navegador Aleixo Belov lançou na noite desta quarta-feira (27), no Yacht Clube da Bahia, seu oitavo livro, “Alaska – Muito Além da Linha do Horizonte”. No volume de 294 páginas, ilustrado com belas fotografias, ele narra a viagem que fez por este mundo gelado do Oceano Pacífico Norte e com a qual completou a quinta volta ao mundo.
A empreitada a bordo do veleiro Escola Fraternidade durou 20 meses, a partir de 2016, e foi feita pelo navegador na companhia de jovens brasileiros para quem transmite gratuitamente seus conhecimentos de navegação. “Enquanto seguia, olhava mais uma vez Salvador do mar. Não tinha certeza se voltaria a vê-la outra vez”, narra Belov no livro.
Na lista de agradecimentos, ele inclui a Baía de Todos-os-Santos: “Com seu espelho d’água, foi a responsável por eu me tornar o homem de mar que eu sou”.
Presente ao lançamento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destacou as contribuições de Aleixo Belov como um dos grandes divulgadores da Bahia no mundo. “É um orgulho ter em nosso estado o primeiro homem no Brasil a dar uma volta ao mundo sozinho”, afirmou.