Depois de 25 anos na liderança do grupo de empresas aéreas líder na América Latina, Enrique Cueto deixa o seu posto em 31 de março de 2020. Seu sucessor será o atual vice-presidente Comercial do Grupo, Roberto Alvo
O Grupo de empresas considera que o momento da companhia é o apropriado para realizar este anúncio e realizar a transição planejada
A LATAM informa que o CEO do Grupo LATAM Airlines, Enrique Cueto Plaza, após 25 anos na liderança da companhia, deixará a sua posição a partir de 31 de março de 2020 e será sucedido pelo atual vice-presidente Comercial, Roberto Alvo Milosawlewitsch.
Este relevante anúncio se dá em um contexto de solidez em que o Grupo enfrenta exitosamente um grande período de cenários complexos mundiais e regionais, além de ter sido capaz de realizar uma transformação poucas vezes vista na indústria aérea mundial, criando a maior rede de companhias aéreas da América Latina.
A mudança, que acontecerá em 31 de março de 2020, permitirá uma transição planejada sem que as prioridades estratégicas atuais e os projetos em curso sejam impactados.
“Fazemos este anúncio em um contexto de solidez e estabilidade. Hoje, somos a empresa líder em conectividade da região com o mundo, fazemos parte do grupo de companhias aéreas mais pontuais do mundo, com um serviço reconhecido por milhões de clientes que nos escolhem, além de termos melhorado de forma considerável a nossa situação financeira”, apontou o Presidente do Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines, Ignacio Cueto.
Essa nomeação ocorre após um planejado processo de sucessão, iniciado no ano passado, que considerou candidatos externos e internos. A decisão unânime do Conselho de Administração de nomear Roberto Alvo levou em consideração os seus 18 anos de experiência na empresa, ocupando com sucesso diferentes cargos nas áreas de Finanças, Frota, Planejamento e, nos últimos anos, no comando da área Comercial.
“Estamos confiantes de que a liderança e o profundo conhecimento de Roberto Alvo sobre a indústria e a região nos levará a voar ainda mais alto, mantendo a preferência dos mais de 70 milhões de passageiros que transportamos anualmente para nos tornarmos uma das companhias aéreas mais admiradas do mundo”, acrescentou Ignacio Cueto. Além disso, agradeceu ao atual CEO, Enrique Cueto, por sua visão e liderança ao transformar o grupo aéreo latino-americano em uma referência mundial.
Sobre LATAM Airlines Group S.A
O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina e um dos maiores do mundo em conectividade. Oferece serviços aéreos para 143 destinos em 25 países, está presente em seis mercados domésticos da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru) e mantém operações internacionais na região e para Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania, África e Ásia.
O Grupo LATAM Airlines tem mais 41 mil funcionários e opera aproximadamente 1.300 voos diários, com 69 milhões de passageiros transportados ao ano.
Com uma frota jovem e moderna, o Grupo LATAM Airlines conta com 317 aviões, incluindo Boeing 787, Airbus A350, A321 e A320neo como os modelos mais modernos em suas categorias.
O Grupo LATAM Airlines é o único grupo de companhias aéreas da América e um dos três no mundo a ingressar no Índice de Sustentabilidade Dow Jones World pelo quinto ano consecutivo, tendo sido reconhecido por suas práticas sustentáveis com base em critérios econômicos, sociais e ambientais.
As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago e na bolsa de Nova York em forma de ADRs.