Ação de marketing da companhia nos últimos três anos propõe aproximar os passageiros frequentes da marca que está em constante transformação
A LATAM Airlines Brasil, companhia aérea mais pontual do Brasil e que transporta mais passageiros no País, acaba de colocar no ar a sua mais nova campanha de marketing, criada pela Graphene IPG (WMcCann + E/OU – MRM), agência da holding Interpublic dedicada exclusivamente às ações de marca do Grupo LATAM Airlines. Trata-se da maior ação de marketing da companhia no Brasil nos últimos três anos.
O cliente será o protagonista da campanha “Qual seu próximo voo?”, que questiona seus passageiros a refletir sobre suas jornadas pessoais e profissionais e a conexão que a marca tem com estes sonhos. Muito além de revelar o próximo destino, o objetivo da LATAM é aprofundar o relacionamento com o seu público mais fiel para reforçar os seus serviços e produtos criados para oferecer a melhor experiência de viagem da América Latina.
“Todos os dias embarcam em nossas aeronaves pessoas que transformam a sociedade, movimentam a economia. Questionar qual é o próximo voo desse viajante – os seus planos e expectativas – significa ir a fundo no relacionamento. Trabalhamos para ser a companhia aérea que oferece a esse cliente o que ele realmente busca na hora de viajar. Para todos os ‘próximos voos’ que ele planeja, a LATAM estará preparada, sendo a mais pontual, tendo a malha aérea mais abrangente no Brasil e no mundo, e oferecendo um serviço à altura do que ele merece” afirma Igor Miranda, Diretor de Vendas e Marketing da LATAM Airlines Brasil.
A campanha inicia com a LATAM se apropriando da pergunta “Qual seu próximo voo?” e convocará executivos e influencers para responderem à questão, com o objetivo de colocar o cliente no centro da conversa.
“Faremos uma campanha focada em uma pergunta simples e direta que coloca nosso consumidor e seu momento de vida no centro. Usando uma expressão que representa nosso negócio, mas que traduz os próximos passos do nosso consumidor, de maneira humana e próxima. E a partir de diferentes respostas em diversos contextos nos posicionamos como a companhia aérea que quer saber sobre esse voo e quer levar esse passageiro cada vez mais longe”, explica Ricardo Munhoz, Diretor Regional de Negócios da Graphene IPG.
A LATAM também criará ações de inteligência de mídia de acordo com a rotina dos seus passageiros mais frequentes. Nesta etapa, a companhia reforçará a mensagem de que oferece a melhor experiência de viagem da América Latina, tanto para o passageiro que precisa descansar a bordo quanto para aquele que busca relaxar ou trabalhar. Serão ressaltados os recentes investimentos de US$ 400 milhões em mais conforto, que incluem as novas cabines das aeronaves e o renovado serviço de bordo da companhia.
Outro destaque será o programa de fidelidade, reforçando as suas vantagens exclusivas e únicas no mercado brasileiro. O foco será a aproximação de forma personalizada com os clientes mais frequentes, para apresentar os impactos positivos da evolução do programa.
A nova campanha conta com uma sequência de filmes produzidos pela O2, que vão destacar as mensagens principais citadas acima. O robusto plano de mídia contempla TV paga, revistas, jornais, cinema, relógios de rua, aeroportos e ações digitais, além de ações para o público interno da companhia aérea e parceiros.
Clique aqui e veja o filme completo.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Qual seu próximo voo?
Cliente: LATAM Airlines
Agência: Graphene Brasil (Interpublic Group)
Produto: Institucional
CCO: Eduardo Rodrigues
Diretor Executivo de Criação: Diogo Pace
Diretor de Criação: Daniella Reis e Rubens Cintra
Redatores: Bruno Magueta, Cassiano Chaves, Gilmara Rocha, Luísa Magrini, Arthur Steimbruch
Diretores de Arte: Marcelo Martins, Adalberto Ribeiro, Joyce Torres, Jonny Silva
Atendimento: Leandro Rossi, Lara Bigliassi, Caio Lopes e Bárbara Pinto
Planejamento: Mauricio Novaes e Cinthia Pauli
Mídia: André França, Maurício Cruz e Anita Barcellos
Projetos: Cássia Reis
RTV: Sabrina Inui
Art buyer: Sabrina Inui
Assistente: Marília Araújo e Thiago Duraes
Diretora Executiva de Operações: Roberta Gregório
Diretora Executiva de Social Media e Conteúdo: Fernanda Vicentini
Community Managers: Carolina Mancini, Monica Duó e Pedro Couto
Produtora filme: O2 Filmes
Atendimento: Rejane Bicca e Alexandre Borzani
Direção de cena: Rodrigo Pesavento e André Gustavo
Fotografia: Fernando Bertolucci
Produção Executiva: Rafael Fortes e Amanda Rossi
Diretor de produção: Paula Madureira
Montador: Rodrigo Kassab
Finalização e Color Grading: O2 Filmes
Direção de arte: Marina Matsui
Figurinista: Marcia Nascimento
Maquiagem: Aline Matias
Produção de Casting: O2 Filmes
Produtora de Áudio: Mandril Áudio
Trilha sonora e produção: Rodrigo Ramos / Eduardo Bolzan
Engenheiro de Som: Bruno Pontalti
Atendimento: João Bolzan / Fernando Ramos
Coordenação de produção: Gabriel Garone
Aprovação Cliente: Igor Kim, Sabrina Salgado, Amira Ayoub e Letícia Silva
Sobre LATAM Airlines Group S.A
O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina e um dos maiores do mundo em conectividade. Oferece serviços aéreos para 143 destinos em 25 países, está presente em seis mercados domésticos da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru) e mantém operações internacionais na região e para Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania, África e Ásia.
O Grupo LATAM Airlines tem mais 41 mil funcionários e opera aproximadamente 1.300 voos diários, com 69 milhões de passageiros transportados ao ano.
Com uma frota jovem e moderna, o Grupo LATAM Airlines conta com 317 aviões, incluindo Boeing 787, Airbus A350, A321 e A320neo como os modelos mais modernos em suas categorias.
O Grupo LATAM Airlines é o único grupo de companhias aéreas da América e um dos três no mundo a ingressar no Índice de Sustentabilidade Dow Jones World pelo quinto ano consecutivo, tendo sido reconhecido por suas práticas sustentáveis com base em critérios econômicos, sociais e ambientais.
As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago e na bolsa de Nova York em forma de ADRs.