26.7 C
Brasil
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img

Seminário Internacional de A-CDM acontece dias 9 e 10 de setembro

Implantação do conceito de decisão colaborativa está avançado na Europa e, no Brasil, começou pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos

Nos dias 9 (segunda) e 10 (terça) de setembro, acontece o Seminário Internacional de A-CDM em Guarulhos. A sigla significa Airport Collaborative Decision Making e tem como objetivo melhorar a eficiência operacional de todos os operadores aeroportuários, reduzindo atrasos e otimizando o uso dos recursos. O evento, que acontece no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, está sendo promovido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), ACTION e GRU Airport, e conta com o apoio da Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo).

O objetivo é disseminar a cultura do processo de tomada de decisão colaborativa, visando um novo patamar de eficiência para a comunidade aeronáutica no continente sul americano. Participarão representantes de outros aeroportos, de companhias aéreas nacionais e internacionais, da indústria e de diversos órgãos governamentais envolvidos no processo aeroportuário.

Entre os principais tópicos que serão tratados no Seminário estão conceitos e implantação do A-CDM, ganhos econômicos e financeiros, cases de sucesso para aeroportos e para companhias aéreas, o projeto piloto de Guarulhos e o projeto DECEA para o A-CDM no Brasil.

O conceito A-CDM já é uma realidade na Europa e desde o início do ano 28 dos principais aeroportos já contam com o sistema implementado. Ou seja, ⅓ dos movimentos aéreos registrados pelo Eurocontrol – Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea – são realizados dentro do sistema A-CDM. Fora da Europa, o A-CDM vem sendo implantado nos aeroportos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de Auckland, na Nova Zelândia e de Cingapura.

“O A-CDM é uma nova filosofia que envolve todos que operam no aeroporto e queremos melhorar a eficiência, a segurança, reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade no serviço ao usuário. Junto com o Eurocontrol, o DECEA fez uma parceria e escolheu Guarulhos para implantar o conceito e difundir para todo o país e para todo o continente”, disse o Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, diretor-geral do DECEA.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles