22.2 C
Brasil
quinta-feira, novembro 28, 2024
spot_img

Tengo Lengo Tengo se despede do Cais do Sertão com forró nesta terça

Manoelzinho do Acordeon comanda roda de sanfona no Espaço Umbuzeiro, vão livre do Centro Cultural, para marcar o Dia Estadual do Vaqueiro

 

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio do Centro Cultural Cais do Sertão, celebra o Dia Estadual do Vaqueiro, nesta terça-feira (27), às 15h, promovendo uma roda de sanfona. As atividades encerram a temporada do projeto Tengo Lengo Tengo, que levou mais de dez mil visitantes ao museu.

Para celebrar o sucesso de público da exposição e a trajetória dos vaqueiros, o museu recebe o cantor, compositor e acordeonista Manoelzinho do Acordeon, natural de Bonito, município situado no Sertão pernambucano. O repertório privilegiará clássicos do forró, seresta, xote e composições autorais do artista. A apresentação acontece no Espaço Umbuzeiro, no vão livre do centro cultural.

“Nos enche de orgulho confirmar agora, ao final do projeto, que o público veio em peso ao Cais do Sertão e conferiu a narrativa de Serrita, do contexto de fé e resistência da Missa do Vaqueiro, imortalizada por Luiz Gonzaga e Padre João Câncio. A despedida da mostra, no dia em que celebramos os vaqueiros pernambucanos, torna ainda mais significativa este mergulho na vida do sertanejo, que é o cerne da Tengo Lengo Tengo”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

IMG_6890

TENGO LENGO TENGO

A exposição Tengo Lengo Tengo foi pensada justamente para dar ao grande público uma dimensão da importância do trabalho desenvolvido por Luiz Gonzaga e pelo Padre João Câncio na missão de preservar a cultura e a tradição dos vaqueiros.

A mostra é dividida em três seções, começando com o espaço expográfico, que trabalha o encantamento com o Sertão Verde através das sensações; seguida do cenário “Quando o Sagrado vem do Chão”, centrado na Missa de Serrita e na figura do vaqueiro, com sua armadura de couro, fé e tradição; e finalizada com a seção “A Música que Eleva as Raízes”, onde o público pode conferir como a influência do Rei do Baião se espalhou pelo País através das suas músicas.

O projeto Tengo Lengo Tengo é uma iniciativa do Cais do Sertão e Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e com apoio da Janela Gestão de Projetos.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles