Evento, que já tem número recorde de pré-inscritos, também contará com a inédita
Black Friday de Viagens
A ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) anuncia as novidades da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52° Encontro Comercial Braztoa, a maior feira de negócios do setor de viagens e turismo do país, que acontece de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Na coletiva realizada na noite desta segunda-feira (5), o Estado de São Paulo foi confirmado como Destino Anfitrião do evento pelo Secretário de Turismo Vinicius Lummertz, ao lado de Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional. O encontro, realizado no Auditório do Visite São Paulo, também contou com a presença de Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, Marco Ferraz, presidente-executivo da Clia Brasil, Ralf Aasman, diretor-executivo da AirTkt – entidades parceiras do evento-, e Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo, além dos presidentes das ABAVs estaduais.
O Secretário destacou a força do turismo e seu grande potencial e revelou, em primeira mão, a parceria inédita com a ABAV Expo 2019. “Estamos conversando com algumas empresas para termos também o apoio da iniciativa privada na realização de grandes ações durante a feira” afirmou Lummertz. Magda Nassar ressaltou a importância do anúncio: “São Paulo como destino anfitrião da feira mostra a grande relevância do turismo do estado e o reconhecimento da força e alcance da ABAV Expo. Estamos muito felizes e discutindo ideias para criar grandes experiências”. Diversas ativações estão sendo desenvolvidas para o evento, para impactar os participantes, e também fora dele, para atrair visitantes. “A ABAV Expo este ano vai extrapolar os limites do Expo Center Norte”, completa Magda.
A presidente da ABAV Nacional também revelou no encontro que a feira já bateu o recorde de pré-inscritos para a primeira semana de abertura do credenciamento. A última apuração aponta que 3,4 mil profissionais já se credenciaram, maior número de todas as edições. A expectativa da organização do evento é superar em 10% o público do ano passado – que foi de 23,3 mil participantes -, conquistar 30% mais marcas expositoras e fechar as vendas com 15% de acréscimo na área utilizada. “Se compararmos com outras feiras do setor realizadas no Brasil, a ABAV Expo é a maior, com números que nos orgulham e nenhuma outra consegue igualar. É um evento brasileiro, feito por brasileiros e para brasileiros. Será a ABAV Expo mais importante dos últimos anos”, disse Magda.
Entre as novidades mais aguardadas para este ano está a Black Friday de Viagens, que será realizada no dia 27 de setembro, último dia do evento. Nesta data, a feira será aberta também ao público final, que terá a oportunidade de comprar pacotes nacionais e internacionais junto a 50 agências de viagens associadas à ABAV. Além da possibilidade de economizar, a iniciativa permitirá que milhares de consumidores vivenciem a experiência de compra por meio de agências de viagens, com toda comodidade e o atendimento personalizado que elas oferecem.
Representantes de entidades também apresentaram novidades na coletiva e falaram sobre o momento do setor. Roberto Neldeciu, da Braztoa, destacou a parceria de longa data com a ABAV Expo e informou que 40 operadoras já estão confirmadas no evento. “Teremos um espaço de experiência em que vamos mostrar as possibilidades do nosso mercado e o diferencial humano na venda de pacotes formatados pelos operadores Braztoa”, afirmou. Ele também anunciou que durante a feira irá acontecer o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e anunciou o lançamento de um aplicativo que permitirá o agendamento de reuniões entre operadoras e agências.
Toni Sando, do Visite São Paulo, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre CVBs e agentes de viagem para aquecer o turismo brasileiro. “Os destinos geram forte desejo e propiciam as experiências que as pessoas tanto procuram, por isso é importante ter esse trabalho conjunto”, disse. Ele ressaltou ainda o quão primordial é a união de entidades fortes e representativas para gerar resultado para o turismo.
Marco Ferraz, da Clia Brasil, destacou o trabalho político das entidades parceiras, e alguns dos pleitos do trade turístico que tramitam em Brasília, entre os quais a isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre remessas ao exterior. Sobre os pleitos, Magda Nassar também ressaltou: “A ABAV Expo é uma grande celebração do turismo, mas é importante que as pessoas saibam que trabalhamos o ano inteiro para o setor, defendendo pautas que são do interesse de toda a cadeia”.
O Secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, reforçou a importância de reformas para estimular a economia e, consequentemente, o setor de turismo. “O turismo, junto com o agronegócio, é um dos motores da nossa economia. O nosso potencial de turismo é o maior do mundo, precisamos de uma agenda nacional para alavancar o setor, com micro, médias e macroiniciativas. Nosso tempo chegou”, finalizou.
Mais destaques da ABAV Expo 2019
A feira terá outras novidades como o Espaço Colaborativo uma área que amplia as opções de participação para os expositores, com estandes de 4 a 25m², e está estrategicamente localizado próximo ao buyersclub e às rodadas de negócios. E a Vila do Saber, espaço dedicado à capacitação de profissionais de turismo, com curadoria do ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV), contará neste ano com grandes profissionais do mercado como mentores de cada uma das cinco arenas: Digital, Gestão, Mercado, Tecnologia e Transformação. Além das arenas, a Vila também oferecerá salas de treinamento localizadas no mezanino do Expo Center Norte.
A tecnologia terá grande destaque na ABAV Expo, com ativações como: Conecta Big Data, em parceria com a Travelport, em que desenvolvedores irão apresentar as tendências na área, e empresas consolidadas e startups estarão presentes com inovações desenvolvidas especialmente para o mercado de turismo; dezenas de expositores das áreas da tecnologia da informação e gestão de sistemas; e o Espaço Conectividade, área equipada com wi-fi e totens para carregar celulares, e um lounge de influenciadores, para uma grande ação digital.
O evento terá ainda: Encontro Comercial Braztoa, que reúne as maiores operadoras brasileiras na apresentação de produtos e serviços formatados para a prateleira dos agentes de viagens; Ilha Corporativa Abracorp, com soluções para o setor de viagens corporativas e troca de experiências entre especialistas do segmento.
A Airtkt (Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens) tem presença marcante na ABAV Expo. A entidade reúne as maiores empresas do setor no país com foco no trabalho em benefício das agências de viagem e da distribuição dos bilhetes das empresas aéreas. E a Clia Brasil, que representa a indústria de cruzeiros marítimos, também está presente no evento com as principais armadoras.
Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.
Globalmente está integrada à World TravelAgentsAssociation Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).Site: www.abav.com.br
Sobre a ABAV Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade e considerada a maior e mais importante para o setor de negócios de turismo. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de acordos entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo. Site: www.abavexpo.com.br
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Site: www.braztoa.com.br