Critérios como diversidade e orgulho tiveram destaque nas avaliações dos colaboradores
Sorte de iniciante ou fruto de um trabalho diário para contagiar pessoas a mudarem sua relação com a natureza e despertar o propósito da conservação? Bruno Marques, CEO do Cataratas é categórico ao afirmar que “todos os nossos esforços têm sido feitos para que o nosso time viva a experiência positiva que nossos visitantes têm nos parques que administramos. Essa certificação veio como reconhecimento, para termos certeza de que estamos no caminho certo”, destaca o executivo.
Vencedora na categoria Melhores Empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro da certificação Great Place to Wo
Fundada em 1999 com o desafio de assumir a concessão do Parque Nacional do Iguaçu e a visitação das Cataratas do Iguaçu, a empresa vem batendo recordes de visitação em todos os parques que administra, entre eles, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade declarado pela Unesco e o Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do país.
Outros ativos ligados à natureza que tem o Cataratas à frente de sua operação são o Zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país, que a partir de 2020 terá um novo conceito alinhado com as melhores práticas mundiais de bem-estar animal e foco em educação, pesquisa e conservação; o Aquário Marinho do Rio de Janeiro que foi inaugurado em 2016 e se estabelece como um dos três principais atrativos turísticos da cidade e, por último, o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, complexo que ajuda a resgatar a história das missões jesuíticas no Sul do país.
Sustentabilidade como missão
Em parceria com a ONU Meio Ambiente, o Grupo Cataratas por meio do “Instituto Conhecer para Conservar” promove os valores do Turismo Sustentável, trabalhando para gerar impacto positivo nas suas operações e entorno. Por conta disso, a empresa foi eleita a empresa mais sustentável do setor de turismo pelo Guia Exame de Sustentabilidade nos últimos dois anos e também conquistou o Prêmio Braztoa em 2017.
“Nos últimos dois anos assumimos de uma vez por todas o compromisso de propagar com força nossa mensagem de sustentabilidade e preservação ambiental. O Planeta precisa da gente e aqui levamos isso muito a sério”, destaca Akemi Gouvêa, diretora de Marketing.
A empresa também desenvolve projetos relacionados à valorização e recuperação da biodiversidade em unidades de conservação, uso de tecnologias sustentáveis e restauração de paisagens urbanas. Com isso, o grupo promove a conservação ambiental, a ecoeficiência e educação, que são utilizados como ferramentas para promoção de uma vida com mais equilíbrio ambiental e social.