Em solenidade realizada nesta segunda-feira (29), no auditório Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia, o tenente coronel Manoel Paulo Muniz Júnior assumiu o comando do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), substituindo o tenente coronel Carlos Henrique Ferreira Melo.
No discurso de despedida, o coronel tenente Carlos Henrique Ferreira Melo listou vários exemplos de boa atuação do Beptur junto a turistas estrangeiros em Salvador, auxiliando-os em dificuldades diversas. Estes e outros fatos, segundo ele, contribuem para o fortalecimento da atividade turística na Bahia. “Salvador foi a única cidade brasileira citada entre as 20 indicadas pelo jornal The New York Times para se visitar em 2019”, lembrou.
A cerimônia foi presidida pelo coronel Antônio Sérgio Albuquerque Freire e contou com a participação do chefe da Casa Militar do Governador, coronel Carlos Augusto Gomes Souza e Silva. Presente à solenidade, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destacou a importância do Beptur no atendimento aos turistas que visitam Salvador. “É um batalhão preparado não só para prestar segurança, mas também informar sobre pontos turísticos, meios de transporte e como circular de forma segura”, afirmou.
Além do secretário Fausto Franco, a Secretaria do Turismo do Estado foi representada pelo diretor Jorge Ávila.
Batalhão – Em atuação desde 2015, o Beptur tem a missão de oferecer segurança e atendimento diferenciado aos visitantes. É formado por agentes bilíngues, preparados para tirar dúvidas de turistas estrangeiros e também dos que praticam o turismo interno. Costuma atuar em locais de alta frequência de turistas em Salvador, como Porto da Barra, Rio Vermelho, Mercado Modelo, Bonfim e Centro Histórico.