A promoção do destino Bahia em feiras e eventos internacionais para incrementar o fluxo turístico no Estado foi um dos tópicos de destaque em reunião do Conselho Estadual de Turismo, nesta quarta-feira (24). “Estaremos na Feira Internacional do Turismo (FIT), na Argentina; na IMEX, em Las Vegas, e no World Travel Market (WTM), em Londres, dentre outros eventos”, confirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.
Apresentado pela coordenadora técnica da Diretoria de Promoções, Alessandra Veiga, o calendário de eventos dos quais a Setur-BA participa este ano inclui road shows, visitas de capacitação e eventos promocionais em embaixadas.
Entre as feiras nacionais, a Setur participa com estande próprio da Abav, de 25 a 27 de setembro, em São Paulo; do Festival de Turismo de João Pessoa, dias 18 e 19 de outubro; e da Festuris, que encerra o calendário nacional de feiras deste ano, de 7 a 10 de novembro, em Gramado (RS).
A lista de eventos promocionais inclui ações em embaixadas de cidades como Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Madri e Roma, além da Semana da Bahia em Lisboa (última semana de setembro). Entre os road shows destaca-se o Redescubra Porto Seguro, que passa, entre 5 de agosto e 30 de setembro, por várias cidades brasileiras.
Turismo Religioso – O Turismo Religioso também foi item da pauta dos conselheiros, nesta quarta. O palestrante José Tito Santana, da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, fez explanação sobre a importância e perspectiva de expansão do segmento.
Salvador, Bom Jesus da Lapa e Cachoeira estão entre os destinos mais visitados da Bahia por peregrinos. O extensivo calendário de manifestações religiosas como a Lavagem da Igreja do Bonfim, a Romaria de Bom Jesus da Lapa e a Festa da Boa Morte levam a Bahia a ser reconhecida como um forte ponto de convergência para o turismo religioso.
Para avançar ainda mais e consolidar o Turismo Religioso no Estado, a Setur tem promovido seminários, visitas técnicas e oficinas de produção associada ao turismo, com o objetivo de ampliar, estruturar e valorizar os roteiros. A meta é movimentar a cadeia produtiva com ênfase em hospedagem, alimentação e artesanato. “O turismo movido pela fé leva o visitante a conhecer outros atrativos, beneficiando o entorno do destino principal”, explicou Tito.
Outros tópicos apresentados na reunião do Contur foram o Novo Mapa de Turismo da Bahia, pelo diretor de Regulação e Certificação da Setur, Divaldo Borges, e o Programa Investe Turismo, pela coordenadora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, Ana Paula Almeida.
Participaram da reunião o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos; o vice-presidente da Abav-BA, Jorge Pinto; o presidente do Sindtur, Luiz Augusto Costa; o presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos, Moysés Cafezeiro; representante da Seinfra, Antônio Alves Peixoto Júnior, da Secult, André Reis, da PM, major Alberto Castro, e o diretor da Setur, Jorge Ávila.