31.2 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

Prêmio Maria Felipa completa 10 anos e homenageia cerca de 20 mulheres negras

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (PRB), conduz no próximo dia 25 deste mês mais uma edição do Prêmio Maria Felipa, que completa 10 anos reconhecendo a atuação de mulheres negras no combate ao racismo e na luta por direitos. No ano passado, foram reconhecidos nomes como a promotora Lívia Vaz, a jornalista Rita Batista e a vereadora Marta Rodrigues.  25 de julho é também o Dia Nacional da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Neste ano, serão premiadas cerca de 20 mulheres, entre as quais estão a prefeita de Itaparica, Marylda Barbuda; a delegada civil Jussara Souza; a atriz e produtora Marial Gal; a vereadora de Nazaré Laura Tita; a jornalista da TV Record Tarsila Alvarindo; e a primeira mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo (a lista completa você confere no final do texto).

“A Bahia e o Brasil ainda sofrem com a discriminação racial, que segrega e mutila direitos fundamentais. Nesse contexto tão cruel e que ainda guarda resquícios da escravidão, as mulheres negras são duplamente vitimadas, já que o preconceito tem natureza racial e de gênero”, diz Ireuda. “Desse modo, penso que este dia e este prêmio são o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, mostrar que nós, mulheres negras, estamos aqui, que somos peças fundamentais da história do Brasil e da Bahia. E que lutamos constantemente para melhorar a realidade de todas nós”, completa a vereadora.

Ireuda e Margareth Menezes

Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Assim como Joana Angélica e Maria Quitéria,  ela lutou pela Independência da Bahia. Em 1823, lidero um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha. Conta-se que o grupo foi responsável pela queima de pelo menos 40 embarcações portuguesas.

Premiadas 2019

Marylda Barbuda – prefeita de Itaparica
Juassara Souza – delegeda civil
Emília Machado – líder comunitária
Maria Gal – atriz e produtora
Naira Gomes – coordenadora da “Marcha do Empoderamento Crespo”
Laura Tita – vereadora de Nazaré
Ana Lúcia Alves – pastora
Roseni Barbosa – vereadora de Rosário do Catete (SE)
Tarsila Alvarindo – jornalista
Joyce Queiroz – vereadora de Madre de Deus
Carvalho Una – Guarda Municipal de Salvador
Edeilsa Santos – assessora parlamentar
Genivaldete Santos – presidente do Ivecan
Maria do Amparo – primeira mestre de obras da Bahia
Fabiana Campos – assessora parlamentar e garota-propaganda da campanha “Meu corpo não é sua fantasia”
Maria Orge – empresária
Sheila Barbosa – capitã da Polícia Militar

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles