Representante do Instituto apresenta as cidades-sede da competição e reforça a imagem do Brasil como destino turístico
Durante o lançamento da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, esta semana, na Embaixada do Brasil em Assunção, no Paraguai, país-sede da entidade de futebol, a Embratur reforçou a importância do torneio para a exposição do Brasil como destino turístico e apresentou as cidades-sede. O Instituto aproveitou a presença de operadores de turismo e jornalistas no evento e fez uma apresentação, mostrando a diversidade de opções para turistas que venham ao país para acompanhar os jogos possam curtir nossa natureza, nossa hospitalidade e nossos atrativos turísticos.
A solenidade marcou a chegada do troféu na sede da Embaixada. A coordenadora-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Leila Holsbach, participou da cerimônia ao lado do embaixador brasileiro Carlos Alberto Simas Magalhães. Como principal atração da noite, a taça original da competição foi exposta ao público. “Mostramos um país diverso, que conta com uma variedade de destinos, cultura, gastronomia, lazer e outros aspectos. Com foco nas cinco cidades [São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador] reforçamos a imagem do País e de nossas potencialidades turísticas para operadores, jornalistas e o público em geral presente na cerimônia”, informou Leila.
Além da coordenadora da Embratur e do embaixador brasileiro, participaram do ato de lançamento o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez; a representante da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre Juliane Noschang; membros do Comitê Descubra Brasil Paraguai e demais integrantes do corpo diplomático do Brasil no Paraguai, bem como autoridades locais e brasileiras.
O torneio
Um levantamento da Amadeus, uma das maiores empresas de tecnologia e viagens do mundo, divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Turismo, mostra que todos os países que irão participar da competição registraram aumento de reservas para destinos brasileiros neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os campeões são os bolivianos, que compraram 497% a mais de passagens. Em seguida vêm os peruanos, com 285%; os chilenos, com 141%; os colombianos, com 126%; uruguaios, com 115%; e equatorianos, com 108%. Na Argentina, principal emissora de turistas internacionais para o Brasil, o aumento da procura foi de 64%. Os resultados positivos também foram observados entre os dois países convidados para a competição: Catar e Japão. Nestes países, a busca pelo Brasil como destino turístico, nos meses da competição, registrou aumento de 75% e 73%, respectivamente.