Com a nova gestão do Governo do Distrito Federal, é perceptível o empenho da Secretária de Turismo Vanessa Mendonça em promover o Turismo Cívico para que o mesmo seja consolidado como um dos grandes atrativos da capita Federal.
São várias ações que estão sendo realizadas pela Secretária em parceria com diversas entidades, autarquias e também com a iniciativa privada que também entende que esse é o único segmento que temos exclusividade e não competimos ninguém.
O Grupo Voetur, através da Voetur Operadora e da Vip Service Club está atuando em parceria com o Governo, e além de participar de todas ações está trabalhando no desenvolvimento do roteiro, divulgação e promoção para que o Turismo Cívico se fortaleça e aumente o número de visitantes á Brasília.
Brasília é uma capital única, os seus atrativos não poderão ser encontrados em nenhum outro lugar do mundo e merece ser visitada não só por todos os brasileiros, mas por todas as pessoas do mundo que gostam de história, cultura e arquitetura.
Desenhada por Lúcio Costa e com os magníficos projetos de Oscar Niemeyer Brasília é surpreendente, acolhedora e linda de ser ver, e vai superar as expectativas dos seus visitantes.
Todos são muito bem vindos, mas para professores e alunos podemos afirmar que é fundamental vir à capital do país e fazer o Roteiro do Turismo Cívico, vivenciar o funcionamento dos três poderes que regem a nossa democracia e fazem parte do dia a dia e da vida de todos os brasileiros.
É importantíssimo que nossos jovens cidadãos possam conhecer a capital do país, não só pelos seus belíssimos atrativos que encantam, como a Esplanada do Ministérios que dispõe de 17 prédios iguais que são os ministérios, a Praça dos Três poderes que concentra o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, conta também com o Panteão da Pátria e se possível assistirem a solenidade de troca da bandeira que acontece todo primeiro domingo do mês com uma linda cerimônia civil e militar.
Visitar o Quartel General do Exército também é especial, e para chegar lá somente pelo Eixo Monumental onde se encontram a Torre de TV, Memorial dos Povos Indígenas, Igreja Rainha da Paz, Estádio Nacional Mané Garrincha, Palácio do Buriti, tudo isso ás margens do Parque da Cidade.
Mas a visita ao Memorial JK onde a história de Brasília e do seu fundado Juscelino Kubitschek são contadas é de fundamental importância para professores, visitantes e alunos e é dos dos grandes momentos do Turismo Cívico.
Mas Brasília não é só política, nossa cidade tem um povo acolhedor que veio de todos os cantos do país para construir Brasília e começar uma nova história, essas pessoas que vieram para construção da cidade e aqui se estabeleceram em definitivo são chamados de candangos, e passados 59 anos da inauguração de Brasília, formaram uma nova geração que é a dos brasilienses natos, os filhos de Brasília.
A visitação á quadra 308 Sul também faz parte do Turismo Cívico e conhecer a primeira quadra que foi construída em Brasília permite ter uma visão geral do que é morar na capital federal, e nas proximidades ainda encontramos a charmosa Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima e o espaço Renato Russo que nos faz lembrar o ritmo que move os brasilienses que é o Rock e um dos nossos grandes artistas.
O Turismo Cívico é um roteiro indicado para todas as idades, mas as escolas que desejarem fazer um passeio com os seus alunos e ainda oferecer um conteúdo extra-curricular tem o Turismo Cívico como sua melhor opção, pois além de um belo passeios levará aos seus alunos grande conhecimento da história do país, tornando os mesmos cidadão melhores.