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segunda-feira, novembro 25, 2024
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NA FITUR, SÃO PAULO PASSA PARA MIAMI TÍTULO DE CAPITAL IBERO-AMERICANA DA CULTURA GASTRONÔMICA

Durante o ano de 2018 o título pertenceu a São Paulo, referência pela grande diversidade atrações culinárias no País

Miami, nos Estados Unidos, passa a ser oficialmente a partir de hoje capital da gastronomia Ibero-americana. O título foi passado por São Paulo, que em 2018 foi detentora da honraria, à cidade americana no estande montado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha. A feira reúne mais de 10 mil expositores até o próximo dia 27 –  de 165 países/regiões – e é considerada um espaço estratégico para o Brasil promover seus destinos na Europa.

 “Capital Ibero-americana da Gastronomia” é uma designação que outorga reconhecimento à excelência gastronômica de um destino. Criado pela La Academia Ibero-americana de Gastronomia, em Sevilla. O prêmio vem sendo concedido desde 2009. Além de São Paulo, cidades como Córdoba (Espanha), Guanajuato (México) e Buenos Aires (Argentina) já receberam o título.

 “Esse tipo de ação ajuda a divulgar um dos setores que mais tem atraídos turistas no mundo, que é o gastronômico. Muita gente no mundo hoje coloca a gastronomia de um país, de uma região, como fator determinante para confirmar a visita a um destino”, disse a presidente Teté Bezerra, ao participar da solenidade de transmissão. São Paulo, para Teté, representa uma síntese da gastronomia brasileira. “É composta por influência de praticamente todas as regiões do país”, destacou Teté.

 A escolha de São Paulo, no ano passado, foi destacada pelo presidente da Academia Ibero-mericana. Para o seu presidente, Rafael Anson, a cidade representou com brilhantismo o título de capital gastronômica. “São Paulo foi incrível, confirmou uma diversidade cultural traduzida em sua gastronomia que só nos trouxe alegria”, considerou.

 Segundo Juan Maqueda, representante da cidade de Miami, a nova detentora do título, o Brasil vai ser convidado a continuar mostrando a sua gastronomia, agora  nos Estados Unidos, em 2019. “Vamos convidar todos os meses um país diferente para mostrar em Miami, e queremos que São Paulo esteja lá com toda a sua cultura gastronômica”, informou Maqueda.

 A Academia espanhola tem como objetivo fomentar a investigação, divulgação e proteção das atividades gastronômicas em diversas regiões e povos ibero-americanos, assim como cuidar da pureza de suas tradições, apoiar a modernização e impulsionar ações de cooperação internacional. Por atuar de forma ampla em regiões da Espanha e Portugal, tem se caracterizado por promover o turismo de gastronomia em toda a chamada américa ibérica.

Embaixador do Brasil visita Fitur

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O embaixador do Brasil na Espanha, Pompeo Andreucci Neto, visitou hoje o estande da Embratur na Fitur. Recebido pela presidente Teté Bezerra e pelo diretor de Inteligência Competitiva e de Promoção da Embratur, Gilson Lira, o embaixador do Brasil na Espanha cumprimentou co-expositores do estande da Embratur na Fitur, entre estados, companhias aéreas, rede hoteleira, operadores de turismo e agências de viagens. O embaixador também fez questão de visitar os estandes dos estados da Bahia e Ceará.

 “Esse trabalho realizado aqui em nossos estandes, divulgando, nossa cultura, nossa gastronomia, nossos destinos, é espetacular”, disse o embaixador, destacando a exposição de artesanato e os vídeos com campanhas de lugares do Brasil em painéis do estande brasileiro. “Aqui vi um pouco de tudo, de verde e amarelo. Alegre, bonito, o Brasil está de parabéns”.

 Para ele, a Espanha, que recebe mais de 82 milhões de turistas estrangeiros, pode ser uma referência para o Brasil em ações de promoção. “O espanhol gosta muito do Brasil. Temos muitas coisas em comum, a cultura nos aproxima”, avaliou o embaixador.

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