Operadora CTrip promove concurso online para escolher principais destinos de 2018 para o mercado chinês e capital fluminense foi indicada em três diferentes categorias
O Rio de Janeiro é reconhecidamente um cartão postal brasileiro e umas das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no país. Sua diversidade de atrativos naturais e culturais atraem turistas de todo mundo e, em outubro, ganhou destaque no mercado chinês, considerado estratégico pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). A cidade foi indicada em três categorias na Ctrip Top Destination Awards 2018, premiação anual da maior operadora de turismo online do país asiático.
A indicação acontece nas categorias: Melhor Destino para Fotografia, Melhor Destino de Esportes ao Ar Livre e Melhor Destino para a Cultura da Cerveja e do Vinho. A relevância da premiação está ligada ao perfil da empresa CTrip no mercado chinês. A operadora detém 80% de toda comercialização online do país e possui uma cartela com mais de 300 milhões de clientes.
Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra o destaque do Rio de Janeiro no concurso online ressalta o diverso leque de atrativos da cidade e é uma demonstração da atenção do mercado chinês para o destino brasileiro.
“Trata-se de um mercado estratégico para a promoção do Brasil no exterior. A China é o principal emissor de turistas no mundo, com 135 milhões, mas apenas 61,2 mil visitaram o Brasil em 2017. Temos uma lacuna grande para crescimento e a indicação do Rio para a premiação dessa importante empresa do setor reforça o interesse do mercado chinês pelos destinos brasileiros, especialmente nos segmentos de Ecoturismo e Turismo Cultural”, analisa a presidente da Embratur.
Teté Bezerra lembra que o instituto já promove ações conjuntas no país asiático de promoção turística e roteiros integrados de demais destinos, como Foz do Iguaçu, com países sul americanos como a Argentina. Objetivo é incrementar o fluxo turístico para todo o continente, especialmente, o oriundo de países remotos.
De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto, Alisson Andrade, as indicações ao prêmio são resultado da aproximação do Brasil com esse mercado, por meio de ações da Embratur no país.
Em maio, uma comitiva do instituto esteve na sede da CTrip em Shanghai para apresentar destinos turísticos nacionais e estabelecer uma aproximação e troca de inteligência competitiva, com a possibilidade de firmar acordo de cooperação futuro. Há seis meses, a Embratur fornece conteúdo sobre o Brasil, como textos, vídeos e materiais de campanhas promocionais para alimentar a base de dados da empresa. Com essas ações pontuais, a Embratur coloca os principais vendedores brasileiros em contato direto com a Ctrip.
“O objetivo dessa ação específica foi criar uma ponte e conectar rede hoteleira, companhias aéreas, operadores de receptivo e agências de viagem para que as empresas possam vender e apresentar seus produtos. A participação intensa de um destino nacional como o Rio neste importante concurso da CTrip é uma excelente notícia, pois quando um produto brasileiro é cogitado dessa forma é sinal que o mercado percebe, cada vez mais, o Brasil e seu potencial turístico”, explica o coordenador.
Não é a primeira vez que o Brasil, e o Rio de Janeiro, se destacam na premiação da operadora chinesa. Na edição de 2017, a cidade venceu a disputa na categoria Melhor Destino para Fotografia.
A votação deste ano está aberta ao público até o dia 16 de novembro, através do aplicativo Wechat Miniapp e do site: https://bit.ly/2q8cSaT.