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segunda-feira, novembro 25, 2024
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Embratur moderniza representação do turismo brasileiro no exterior

Seguindo a linha de modernização da atuação do instituto, a iniciativa visa estreitar relacionamento com mercados estratégicos e atrair mais visitantes estrangeiros

A partir de novembro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) altera, para uma forma mais moderna, o modelo de representação do turismo brasileiro no exterior. O objetivo é o fortalecimento da agenda de promoção internacional do Destino Brasil para a atração de mais turistas para o país.

Após cinco anos de mapeamento do mercado internacional, por meio de contratos terceirizados, a Embratur irá aprofundar ações de mercado e compartilhamento de inteligência comercial.  O relacionamento com o trade internacional continuará a ser comandado pelo corpo técnico da Embratur, em Brasília e também nos mercados estratégicos internacionais.

Nesta nova fase, o instituto realizará ações de promoção do Destino Brasil no exterior e a equipe de servidores estreitará relações com os mais de 23 mil parceiros internacionais mapeados pela Embratur, entre operadoras turísticas, companhias aéreas, agências de viagem e outros.   As ações de promoção incluem workshops, roadshows e famtours. Esses eventos, que já fazem parte do portfólio de atuação do instituto nos últimos anos, serão intensificados com a concentração do orçamento e dos recursos humanos do instituto para a realização dessas ações.

Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra, a mudança promove também o bom aproveitamento dos recursos públicos e do corpo funcional do instituto. “O novo modelo otimiza o uso do recurso público, e intensifica ações de mercado e a difusão de inteligência comercial, além de valorizar ainda mais os profissionais da Embratur, que são altamente qualificados”, destaca.

A presidente lembra que a iniciativa não interfere na continuidade das demais ações de promoção da Embratur, como participação no calendário de feiras internacionais, Relações Públicas, Publicidade, Ações de Segmentos, Digital e outras.

O corpo técnico continuará com a produção e o compartilhamento de inteligência comercial para a cadeia produtiva do turismo. Os Produtos de Inteligência da Embratur revelam as tendências e oportunidades nos países em que o instituto atua e podem ser decisivos na tomada de decisões e fechamento de negócios. As informações serão utilizadas para conhecer melhor os mercados internacionais e qualificar os produtos ofertados para atender ou superar às expectativas desses mercados.

“São 23 países e oito produtos diferentes, entre eles, Panorama de Comercialização, Boletim de Inteligência Competitiva, Malha Aérea e outros. Esse conteúdo está disponível para toda a cadeia produtiva 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca Alisson Andrade, coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur.

Os Produtos de inteligência da Embratur estão disponíveis no endereço: http://trade.visitbrasil.com. Além disso, a Embratur disponibiliza um canal direto como trade nacional pelo e-mail: trade@embratur.gov.br.

NOVAS AÇÕES E FERRAMENTAS DIGITAIS

O processo de modernização da Embratur já está em andamento e em franca evolução. O instituto já promove ações com uso de novas tecnologias e, cada vez mais, está presente no mundo virtual. As duas últimas campanhas publicitárias do instituto foram moldadas acompanhando o comportamento do turista moderno, estando muito mais presente no universo digital e com o foco nas necessidades e conteúdos específicos para cada perfil de viajante.

No último verão, o instituto realizou a primeira campanha totalmente digital, voltada para os turistas da América Latina. Em dois meses, os resultados foram expressivos com mais de 50 milhões de visualizações dos vídeos da campanha. Durante a Copa da Rússia, a campanha Felizes Por Natureza contou com ações em Moscou e também forte atuação no mundo virtual. O alcance total da ação foi de 304 milhões de pessoas.

Outro exemplo do uso da tecnologia em prol do turismo é a emissão do visto eletrônico. A iniciativa, promovida pela Embratur, em conjunto com MTur e MRE, fez disparar o número de pedidos pelo documento nos países beneficiados. No primeiro semestre, foi registrado um crescimento de 42%.  Hoje, o turista dos Estados Unidos, Austrália, Canada e Japão, pode solicitar o documento usando o telefone celular e concluir o processo em até 72 horas. A meta é ampliar o benefício para outros mercados estratégicos.

A Embratur lançou também, durante a Abav Expo 2018, em setembro, novas plataformas digitais tanto para o público final quanto para o trade turístico. São dois novos portais: o Parques Temáticos e o Surf Brasil, com informações segmentadas para os turistas que buscam dados sobre esses dois nichos específicos. O objetivo dos dois sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País.

Com foco no trade internacional, o instituto lançou o Visit Brasil Market Place. A plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo atuais.

Além dessas novas ferramentas digitais, a Embratur lançou, em 2017, o Visit Brasil Connect, um canal de comunicação e relacionamento para a comunidade turística brasileira que conta com a participação de toda a equipe da Embratur e mais de 150 representantes da cadeia produtiva do setor. A rede é acessível no computador ou por aplicativo de celular e traz informações atuais de mercado.

A previsão é lançar até o fim do ano mais uma novidade: o Visit Brasil Capacitação. Trata-se de um ambiente para formar profissionais do trade internacional com conhecimentos consistentes sobre o Destino Brasil para que possam realizar as mais acertadas indicações de roteiros e destinos e, consequentemente, trazer mais turistas para o país. Os cursos estão em desenvolvimento e são destinados a mercados estratégicos nos idiomas inglês, espanhol e mandarim.

MODERNIZAÇÃO NA ERA DIGITAL

A mudança no modelo de representação do turismo brasileiro no exterior e as demais ações da Embratur seguem a tendência global de modernização no setor de turismo. Atenta a esta nova realidade mundial, a Embratur tem acompanhado essas transformações com objetivo de se reposicionar no mercado internacional e buscar estratégias inovadoras de promoção para tornar o Brasil um destino cada vez competitivo.

Para conhecer a dinâmica atual de intensa competição neste cenário, o Instituto encomendou uma pesquisa à FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o panorama da promoção internacional do turismo no mundo.

O estudo analisa mais de 20 modelos de gestão da promoção turística no mundo, entre eles, os DMOs (Destination Marketing Organizations), como a Brand USA, dos Estados Unidos. São modelos mais flexíveis (mistos ou híbridos) e que podem potencializar os investimentos em promoção turística com a parceria público e privada. O trabalho de Benchmarking também analisa a atuação das representações de turismo espalhados pelo mundo. A meta é usar as informações como base para a criação de um plano de ação para o modelo de operação da Embratur, cada vez mais moderno e atual.

Segundo a presidente da Embratur, todos essas ações, pesquisas e novos produtos digitais fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens.

“O progresso tecnológico no turismo deve ser acompanhado também pelas instituições públicas que auxiliam o desenvolvimento e a gestão da atividade. Estamos atentos às melhores práticas mundiais e dispostos a modernizar o nosso modelo de atuação para melhor atender o mercado e atrair mais turistas internacionais para o Brasil,” conclui Teté Bezerra.

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