Evento tem recorde de adesão, com mais de 1300 agentes e operadores de viagens nas quatro etapas percorridas pela América do Sul
A edição 2018 do Meeting Brasil – Rodadas de Negócios, promovido pela Expan Mais, foi concluída com grande êxito. O evento passou por quatro metrópoles sul-americanas em nove dias, reunindo 1718 participantes, entre expositores do Brasil, operadores, companhias aéreas e agentes de viagens. Esta edição superou todas as expectativas da organização, que celebra um aumento expressivo no total de participantes que passaram pelas capitais de Uruguai, Chile, Peru e Colômbia, em comparação a 2017, que teve a participação de 941 profissionais.
Participaram da última edição 932 agentes de viagens sul-americanos, que se reuniram a 144 operadores e 249 expositores brasileiros, entre eles, importantes destinos e atrativos turísticos como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina e Região Turística da Costa Verde e Mar, composta por 11 municípios turísticos de Santa Catarina, municípios como Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, do litoral paulista, além de Foz do Iguaçu, no Paraná. Essas regiões se juntaram a diversos empresários, produtos e atrativos turísticos de todas as regiões do Brasil, expondo as marcas e promovendo novos negócios.
“A cada edição percebemos um interesse crescente dos sul-americanos em conhecer o Brasil mais a fundo. O que eles buscam é diversificar suas opções de turismo de lazer e negócios. E é nesse ponto em que tocamos, o que faz o Meeting Brasil ser um sucesso. Nós buscamos apresentar uma gama de destinos, hotéis, receptivos e atrativos turísticos em formato que estreita o relacionamento entre produto e agente de viagem, gerando uma familiarização para que ele possa aperfeiçoar e modernizar sua forma de vender o turismo brasileiro”, afirma Jair Pasquini, Diretor de Negócios da Expan Mais, empresa detentora da marca Meeting Brasil.
Ao todo, 542 agentes de viagens sul-americanos participaram das capacitações, que foram ampliadas para esta edição. Os profissionais receberam formações específicas de cada região participante. Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul, Ilhabela, Bombinhas, Blumenau e Costa Verde e Mar foram os destinos que promoveram capacitações em diferentes etapas do evento.
“O Meeting Brasil deu um passo importante em 2018. A evolução das capacitações permitiu que cada região participante pudesse ir mais a fundo ao apresentar seu destino ao agente de viagem. Temos de considerar que o Brasil é um país de dimensões continentais, então é mais do que necessário realizar este modelo de apresentação do produto. A cada cidade que passamos foram realizadas, em média, seis capacitações, só em Bogotá foram oito. Agora, o agente está mais preparado para apresentar seu produto ao consumidor final, ao indicar um hotel, receptivo, companhia aérea, enfim, alinhar o produto à necessidade do cliente. Saímos desta edição plenamente realizados com mais esse diferencial nas Rodadas de Negócios”, comemora Pasquini.
Iniciada em Montevideo, no Uruguai, em 31 de julho, a maratona pela América do Sul contou com a presença de 154 agentes locais. A segunda etapa passou por Santiago, no Chile, com 268 participantes da região. Lima, no Peru, teve a adesão de 289 agentes. O Meeting Brasil 2018 chegou ao fim em Bogotá, na Colômbia, com a participação de 221 participantes locais.
Para 2019, já estão definidas as cidades participantes. A Expan Mais levará o Meeting Brasil para cinco destinos: Montevideo (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia). Assim como em 2018, o evento deverá acontecer em agosto, com datas a serem confirmadas. Nos próximos meses serão apresentadas algumas novidades para o próximo ano.
Destaque para a próxima edição é a inclusão do Paraguai no roteiro. “Assunção nos recebeu muito bem na realização do Meeting RN, em maio, o que nos despertou a atenção de quão importante será levar o evento a nível nacional também ao Paraguai, onde os agentes locais estão familiarizados principalmente com destinos próximos à fronteira. Nossa ideia é apresentar a eles com mais eficácia todo o país, de norte a sul, fortalecendo assim mais um interessante mercado sul-americano”, conclui Pasquini.