O Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que na sua primeira edição teve dez estandes e três marcas de chocolates locais, chegou à sua 10ª edição com 120 expositores e 40 marcas regionais de chocolate de origem. Encerrado neste domingo (22) em Ilhéus, recebeu cerca de 65 mil visitantes e movimentou R$ 15 milhões em negócios dentro do evento e em setores como comércio, lazer e serviços. A taxa de ocupação da rede hoteleira registrada no período do festival foi de 85%.
Durante o festival, foi lançada oficialmente a Rota do Chocolate. A primeira estrada temática da Bahia compreende fazendas de cacau, fábricas de chocolate, áreas preservadas de Mata Atlântica, casarões históricos e gastronomia, às margens das rodovias Ilhéus-Uruçuca e Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna. Os segmentos envolvidos estão passando por processos de capacitação e captação de negócios, por meio de parceria com o Sebrae. Entre as fazendas abertas à visitação estão Provisão, Riachuelo, Capela Velha, Yrerê e o pioneiro Chocolate Caseiro de Ilhéus.
“A implantação da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, torna acessível aos turistas a experiência de acompanhar o processo de produção do chocolate, que vai desde as plantações até a seleção e secagem das amêndoas e sua transformação em chocolate”, explica o secretário estadual do Turismo, José Alves. A Secretaria do Turismo, junto com outros órgãos governamentais, vem trabalhando o chocolate da Bahia como um novo produto para divulgação turística do Estado.
O operador de turismo José Humberto Sá Nery vê uma ampliação no mercado do turismo. “Os turistas já estão optando por passeios que incluam a gastronomia e fazendas onde se fabrica o chocolate de origem. É um novo mercado que surge graças ao festival”, afirma.
“Curtimos praias belíssimas, conhecemos o Bataclan, o Vesúvio, a Casa Jorge Amado e pudemos saborear o verdadeiro chocolate. Vamos voltar outras vezes”, disse a advogada paulista Vanessa Souza Campos, que foi a Ilhéus acompanhada do marido e dos dois filhos.
O presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, apostou na produção de chocolates e no turismo rural. Ele recebe cerca de 2.500 turistas por ano na Fazenda Yrerê, às margens da Rodovia Jorge Amado.
Fonte: Secom e Setur – BA