Dia 2 de Julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro. Para celebrar a data, o Parque da Mônica, em homenagem e apoio ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, preparou uma programação especial durante as férias: um circuito de jogos que irá divertir e entreter pais e filhos, além de educar e conscientizar sobre cuidados para a prevenção de acidentes. A Academia de Bombeiros Parque da Mônica contará ainda com exposição de veículos e roupas especiais, iguais as utilizadas pelo Corpo de Bombeiros em ocorrências reais.
A programação inicia com um curto vídeo do Corpo de Bombeiros, com dicas sobre como evitar acidentes e orientações do que fazer diante de uma situação de risco.
O circuito de jogos será composto por um quiz de Perguntas e Respostas, além de brincadeiras como Quebra-Cabeça e Jogo da Memória baseadas em profissões, enquanto a atividade do Quente e Frio orientará quais objetos dentro de casa podem provocar acidentes e que devem estar distantes das crianças.
Haverá também um Painel de Fotos e todos os visitantes receberão um adesivo e um certificado de formatura de mini bombeiro da Academia de Bombeiros do Parque da Mônica.
Até o Atelier da Marina entrará na homenagem, com oficina temática de desenhos para que as crianças possam pintar a Turminha a caráter e montar um caminhão dos Bombeiros.
A homenagem não acaba por ai! Além de toda essa aventura, o Parque da Mônica receberá itens do Museu do Corpo de Bombeiro e três carros usados pela corporação, que estarão dentro do Parque da Mônica disponíveis para fotos, dentre eles um caminhão, uma viatura de resgate e um Chrysler/Dodge Dart utilizado na década de 70 e posteriormente incorporado ao Acervo Histórico do Corpo de Bombeiros.
Major Quintino, Chefe da Divisão de Educação Pública e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, destaca a importância da parceria com o Parque da Mônica para o programa de prevenção de incêndios e acidentes junto às crianças. “Todas as atividades e iniciativas com foco no público infantil, promovidas pela divisão de Educação Pública do Corpo de Bombeiros, têm sido no sentido de orientar as crianças a reconhecer o perigo e ficar longe dele. No ambiente residencial, por exemplo, significa manter-se longe de produtos de limpeza, cuidado com escadas, nunca subir em lajes. Ou, no caso de um incêndio, incorporar na criança a noção de que deve sair do local, encontrar um ponto seguro fora da casa, não voltar e, claro, chamar um adulto. Neste sentido, as atividades práticas e lúdicas desenvolvidas no Parque da Mônica nos permitem atingir esse objetivo de prevenção“.
A ação ocorrerá entre os dias 4 e 27 de julho, no Teatro do Parque da Mônica.
Serviço:
Parque da Mônica
Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo – SP
Funcionamento: Excepcionalmente em dias dos jogos do Brasil o Parque não abrirá. Consulte sempre o site oficial (http://parquedamonica.com.br/
Estacionamento no local (área externa do shopping) – Pago à parte.
Espaço Família com sala de amamentação, sala de papinha e banheiro família.
Em parceria com a AACD, todo visitante poderá doar R$2,00 ou mais à Instituição na bilheteria.
SOBRE O PARQUE DA MÔNICA
Maior parque coberto da América Latina e o único que dispõe de um mix diversificado de atrações da Turma da Mônica dedicado para toda a família, além de musicais, atividades interativas e educativas, encontros com personagens e uma loja com centenas de produtos em um ambiente lúdico que proporciona a interação entre pais e filhos.
Localizado no Shopping SP Market, na zona sul de São Paulo, o Parque da Mônica tem como missão oferecer diversão para toda a família com segurança.
SOBRE OS BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem como missão “Atuar como coordenador do sistema estadual de emergências do Estado de São Paulo, provendo proteção e resposta imediata a emergências de incêndio, salvamento e resgate” e para cumpri-la temos realizado constantes buscas de conhecimentos inovadores, treinamentos de atualização e aquisições de equipamentos, visando promover ao efetivo a capacitação adequada.
Criado no ano de 1880 após o fatídico 15 de fevereiro, quando ocorreu o incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, no tradicional largo da capital paulista. No início, contava com uma Seção de Bombeiros composta por 20 homens, atualmente com efetivo de 9.045 homens e mulheres, 2.639 viaturas, atende 15.000 ligações por dia em todo território paulista.