A cultura, a gastronomia e a hospitalidade do povo brasileiro estão entre os atrativos mais marcantes de acordo com visitantes internacionais. Durante a Copa do Mundo da Rússia, essa diversidade do Brasil foi destacada pelo torcedor da Colômbia Andre Ramirez, que já morou em Curitiba (PR). Segundo ele, “é um lugar agradável, de pessoas muito legais e parecidas com os colombianos”. “Eu gosto do Brasil. Morei lá e tenho o meu coração brasileiro também. É um País muito bonito, que eu pretendo retornar para conhecer o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu”, disse ele, durante o intervalo de uma partida de futebol no evento.
De acordo com a Demanda Turística do Ministério do Turismo, 37,8% dos colombianos que visitam o Brasil, vêm por motivo de Lazer. A cultura brasileira está entre os principais requisitos na hora da escolha.
Além do colombiano entrevistado, pai e filho norte-americanos Roberto Lazar e Allan Lazar, também já conheceram destinos turísticos e enalteceram atrativos brasileiros. Roberto lembrou do ex-jogador Pelé, do Carnaval, das praias e das churrascarias do Brasil. Segundo ele, que já esteve no País junto com sua família, Rio de Janeiro e São Paulo foram as cidades que mais se destacaram. “Durante a minha lua de mel, eu visitei alguns lugares do Brasil de carro. Minha esposa é do Brasil e eu adoraria voltar lá”, disse Roberto. Já Allan, pontuou o rodízio, pão de queijo, a caipirinha e a feijoada do País.
“Embora sol e praia ainda sejam os principais motivos da vinda ao nosso País, a maior parte dos estrangeiros buscam atividades culturais, como visitas a museus, locais históricos e espaços onde as tradições e a diversidade brasileira são apresentadas. Estarmos presentes na Copa da Rússia, onde os olhos do mundo estão voltados para este país, é um grande momento de mostrarmos o melhor do Brasil, para atrairmos ainda mais os visitantes internacionais”, destaca a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra. Ela lançou nesta segunda-feira (25), em Moscou, a campanha publicitária Happy By Nature (Felizes Por Natureza).
A entrevista coletiva de lançamento da ação, comandada pela presidente da Embratur, teve a participação de mais de 50 jornalistas da grande mídia nacional e internacional e contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, e do embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Luís Espínola Salgado. As peças publicitárias da campanha já estão expostas pela capital russa. São 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil. O material traz imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Um painel também foi instalado na área de desembarque internacional do aeroporto da cidade. Além dos painéis, a campanha da Embratur apresenta um vídeo-manifesto e um filme publicitário.
Desde o início do evento esportivo, está em circulação o ônibus do Brasil por Moscou. O veículo de turismo envelopado com imagens do Brasil conforme o conteúdo da campanha da Embratur circulará pela cidade no período de um mês. Nesta terça-feira (26), o cantor Diogo Nogueira fez três apresentações (pocket shows) em alguns dos principais pontos turísticos da capital russa. O músico apresentou ao povo local e a turistas de outros países presentes à cidade o conceito de “brasilidade” com um dos ritmos icônicos do país: o samba.