O Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato (MG) completa 83 anos de
O primeiro pouso oficial na pista do então Campo de Aviação de Uberlândia foi realizado em 1935, com um voo da aeronave Waco-26 do Ministério da Aeronáutica. E em 2001 o aeródromo recebeu a denominação atual de Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato, em homenagem a um aviador militar, natural de Uberlândia.
O aeroporto está situado em uma das principais regiões de Minas Gerais, onde a indústria, agropecuária, comércio e o setor de serviços se destacam, sendo que a cidade de Uberlândia atualmente é considerada o maior polo de Logística da América Latina. Isso porque o município possui localização estratégica em relação aos grandes centros produtores do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória e Goiânia, todas elas dentro de um raio de mil quilômetros. Além disso, a região conta com um número grande de universidades, e tem se firmado como um importante destino brasileiro para o turismo de negócio.
Para a superintendente do aeroporto, Tayse Brandão Figueiredo, o aeroporto é essencial para o desenvolvimento da cidade, que recebe pessoas atraídas pelo turismo de negócios, eventos, além de muitos estudantes que vêm de todo o país para frequentar as universidades da cidade. “Temos realizado melhorias na infraestrutura, incluindo a reforma da pista que está em processo, sempre nos preocupando em atender cada vez melhor a todos que passam pelo nosso terminal”, explica.
Atualmente, três empresas operam no terminal mineiro: Latam, Gol e Azul, com rotas para Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). O estacionamento de veículos do aeroporto conta com 221 vagas para garantir mais comodidade aos viajantes.
Melhorias
O Aeroporto de Uberlândia tem recebido novas adaptações que aprimoram tanto as operações de pousos e decolagens quanto o nível de conforto dos passageiros.
Em 2017 o estacionamento do terminal foi reformado e ampliado. No início deste ano a sala de embarque recebeu um novo canal de inspeção de bagagens para agilizar o processamento de passageiros e foram instalados novos equipamentos de climatização. O terminal também possui o sistema ILS, instalado em 2014, que orienta os procedimentos de pouso e decolagem dos pilotos em caso de condições climáticas adversas, desde que aeronave e a tripulação estejam devidamente habilitados.
Além disso, em março deste ano, a Infraero assinou com a Transvias um contrato para obras de reforma da pista. A ordem de serviço que libera o início dos trabalhos foi expedida em 9 de abril, e neste período inicial está sendo implantado o canteiro de obras da empresa contratada dentro do sítio aeroportuário, bem como a execução dos serviços topográficos, treinamentos, credenciamento da equipe de trabalho e a preparação para realização da pavimentação. Após a finalização desta etapa, terão início os serviços de fresagem e recapeamento da pista, que estão previstos para começarem até o final do primeiro semestre.