A criação de novas rotas e o reforço do turismo na Bahia, com a criação de novas linhas aéreas, foram discutidos na quinta-feira (5), em uma reunião entre o governador Rui Costa e o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, na Governadoria, em Salvador. Os voos para Vitória da Conquista e para Guanambi, no sudoeste baiano, devem ser inaugurados ainda no segundo semestre deste ano.
O crescimento do turismo na Bahia é o ponto de partida para a concretização dos objetivos. Segundo o secretário estadual do Turismo , José Alves, o Estado apresentou à Azul o crescimento do turismo. “A Bahia foi o estado nordestino que teve mais embarque e desembarque de estrangeiros. Recife, que ficou em segundo lugar, tem a metade do número de passageiros embarcados”. O secretário também disse que está atento aos operadores dos aeroportos no interior. “Devemos trocar alguns, que não estão atendendo aos anseios das companhias aéreas”.
José Alves disse ainda que a meta é ampliar a malha dentro do Estado. “O nosso planejamento é fazer a interiorização, já que quem mais visita a Bahia são os próprios baianos. E a logística com os voos vai facilitar muito esse trânsito. Quem viaja por outros estados ou do exterior, também pode fazer conexões para conhecer o interior da Bahia. A reunião foi muito positiva, a Azul é uma parceira muito forte”.
O presidente da companhia aérea, John Rodgerson, confirma a força da parceria. “Nosso primeiro voo da Azul no Brasil foi para Salvador. Então, em 2018, estamos fazendo dez anos aqui. Estamos voando para dez cidades regionais, e viemos conversar porque queremos atender ainda mais cidades na Bahia. Em Vitória da Conquista, a ideia é colocar um jato, com muito mais passageiros, para movimentar muito mais gente”.
O marketing dos destinos baianos também ganha reforço da empresa. O diretor de Expansão e Relações Institucionais da empresa, Ronaldo Veras, informou que a Azul vai plotar um avião com os motivos da Bahia. “Em função da nossa ótima parceria, queremos fazer uma homenagem junto à Secretaria do Turismo [Setur], para retribuir esse carinho que os baianos têm por nós. Esse avião vai circular pelo Brasil inteiro”.