A Procolombia, entidade em prol da promoção turística, exportações, atração de investimento estrangeiro e da marca Colômbia no mundo, está lançando no Brasil a campanha Colômbia, terra da sabrosura, para divulgar os encantos, belezas e a essência da sua cultura por meio da música e de toda sua expressão e diversidade artística. O objetivo é apresentar o país vizinho sob três cenários: diversidade, emoção e paz.
A nova campanha mundial de promoção turística da Colômbia teve lançamento em dezembro de 2017, em Bogotá, no evento comemorativo dos 25 anos daProColombia. Já a apresentação internacional aconteceu em fevereiro de 2018, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri.
“Quem visita a Colômbia sempre relaciona o país com a dança, a alegria e o espírito caloroso da população. Adiciona-se a isso todo nosso potencial musical. O conceitosabrosura nasceu dessa somatória”, explica Felipe Jaramillo, presidente da entidade. O termo remete à amabilidade, ao requinte, à doçura, felicidade e maneira de desfrutar a vida, que só é possível sentir, provar, dançar e conhecer estando na Colômbia. “Queremos ressaltar o deleite com a cultura, a natureza e o bem-estar que oferecemos aos visitantes”, acrescenta.
A música, coluna vertebral da nova campanha
Tendo a música como tema central, a nova campanha serve não somente para atrair turistas, mas também contribui, indiretamente, para difundir o trabalho dos artistas, produtores e, em geral, de toda a indústria musical colombiana ao redor do mundo. A Colômbia é um dos únicos países que coloca a música como tema-chave de sua promoção turística em uma campanha global. Sua diversidade nesse quesito é tamanha que parecem existir vários países dentro de um só, ou seja, o estilo de música do interior é diferente do da região costeira, do sul e do Pacífico.
São mais de mil ritmos agrupados em 157 gêneros. O país conta com centenas de festivais e eventos reconhecidos internacionalmente, como o Carnaval de Barranquilla. Só em Bogotá, são realizados mais de 60 festivais e há 500 espaços de música ao vivo.
O vallenato (2015), a marimba, os cantos e danças do Pacífico Sul (2015), o Carnaval de Negros e Brancos (2009) e, mais recentemente, os cantos das planícies (2017) são algumas das expressões culturais da Colômbia declaradas pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “A música é, hoje, o conteúdo mais consumado do planeta. Dos 100 vídeos mais vistos no YouTube, 95 são de música. Destes, dez são de artistas colombianos. É muito mais eficaz e eficiente desenvolver uma campanha baseada em conteúdo que o mundo está consumindo em grandes quantidades, como a música”, ressalta Jamarillo.
Por essa razão, a produção audiovisual dá o tom à nova campanha, por meio de vídeos disponibilizados em todas as mídias digitais e nos principais canais de música da América Latina e do mundo, como MTV, Spotify, Deezer, HTv, entre outros.
Um vídeo geral foi protagonizado por vários artistas colombianos, tais como Sebastián Yatra, Martina la Peligrosa, Herencia de Timbiquí, Alexis Play, Piso 21 e Maía. Outros dez foram produzidos com a intenção de representar as diferentes regiões da Colômbia – um deles, intitulado Sabrosura e comandado pelo músico Sebastián Yatra,já contabiliza mais de 7 milhões de visualizações no YouTube.
Até o momento, quatro deles já estão disponíveis:
·Paisaje Cultural Cafetero: Maia y el dúo sanandresano, Irie kingz – Fly away
·Medellín: Puerto Candelaria – Una eterna primavera
·Amazonas: Juan Pablo Vega & María Mulata – Los cantos del agua
·Llanos Orientales: Cholo Valderrama – Inmensa Llanura