Com o objetivo de potencializar atrativos e promover a troca de saberes, a capital baiana vai sediar entre os dias 9 e 12 de maio o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, numa iniciativa da Arquidiocese de Salvador, com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
A programação foi apresentada nesta quinta-feira (25), para lideranças do trade turístico, autoridades e imprensa. De acordo com estimativa da Igreja Católica, a Bahia movimenta cerca de 5 milhões de pessoas com o turismo religioso, o que incrementa a procura por hospedagem, alimentação e artesanato.
“O turismo movido pela fé também leva o visitante a conhecer outros atrativos, beneficiando o entorno do destino principal”, disse o secretário do Turismo, José Alves. “Por esta razão, a Setur atua em vertentes como a de capacitação profissional, a fim de contribuir para a excelência dos serviços neste segmento”.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, ainda destacou a importância da qualidade no atendimento ao visitante. “Existem diferenças entre o turista e o peregrino”, ressalvou. “Mas o fato é que o peregrino também precisa de hospedagem, restaurante e demonstra interesse em comprar lembranças”.
Coordenador científico do congresso, o padre Manoel Filho informou que os interessados em participar do evento podem efetuar inscrições no site:www.congressoturismoreligioso.com.br. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas no Fiesta Convention Center.
Modernização
No início do mês, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para a modernização das instalações elétricas das igrejas do Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, e de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. “É importante medida de valorização das nossas igrejas”, finalizou o secretário José Alves.
Repórter: Lenilde Pacheco