Nas comemorações dos 126 anos da Avenida Paulista quem fez a festa foi a Bahia. Numa ação promovida pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), um verdadeiro cortejo baiano invadiu esta importante artéria da cidade de São Paulo, entre o meio-dia e as 16h (horário de verão) deste domingo (9), para vender os principais destinos turísticos do estado. A promoção atingiu um público estimado em 25 mil pessoas, que circulavam no entorno do desfile e foram contagiadas pelo espírito de baianidade.
Baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim, percussionistas executando ritmos da terra e 100 promotores distribuindo balões com a marca da Bahia saíram do Museu de Arte de São Paulo (Masp) em direção à Rua da Consolação e voltaram na altura da Rua Haddock Lobo, seguindo até a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O cortejo lembrou os que são realizados tradicionalmente na Festa do Bonfim e cumpriu o objetivo de envolver o público ao redor, que se rendeu ao axé baiano.
Para o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, que seguiu por todo o trajeto, a ação foi um grande sucesso que deve se traduzir numa procura ainda maior dos paulistas pelos destinos baianos. “Fizemos duas ações em São Paulo, uma no Aeroporto de Congonhas, e esta agora na Avenida Paulista. Assim, promovemos uma fixação da imagem das 13 zonas turísticas da Bahia para que os paulistas nos visitem”, afirmou.
Durante o trajeto, os promotores entregavam os balões entre as pessoas e pediam que elas escrevessem um desejo em um cartão. Folhetos promocionais das zonas turísticas baianas também foram entregues entre a população de São Paulo.
Recentemente, pesquisa do DataFolha, publicada na edição especial da revista Viaja São Paulo, indicou a Bahia como destino preferido dos paulistas. Em outubro, a Bahia também ganhou destaque no ranking internacional elaborado por especialistas do renomado Guia de Viagens Lonely Planet, que relacionou oito destinos baianos como lugares imperdíveis para se visitar em 2018.