A Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Turismo – SETFOR em parceria com o Fortaleza Convention & Visit Bureau/Visite Ceará realizaram nesta quarta-feira (28/jun/17) no Restaurante Coco Bambu eventos para promover a cidade como destinos de eventos em Brasília.
O Secretário de Turismo esteve presente justamente pela importância de Brasília para o turismo de eventos no qual a capital cearense tem se destacado, com ótima estrutura e equipamentos que associados aos atrativos turísticos da cidade fazem com que a mesma cada vez mais cresça em importante neste segmento no país.
O Evento aconteceu em dois turnos e teve grande adesão de empresas, órgãos públicos, associações e profissionais que trabalham no segmento de turismo de eventos que compreendem o potencial da cidade em receber eventos de todos os portes.
Um dos anfitriões foi Anfitrião Airton Cabral da Secretaria de Turismo do Ceará que já trabalhou em Brasília por bastante tempo, o mesmo recebeu os convidados neste evento que contou com um almoço á partir das 12 hs e à noite foi servido um jantar no Coco Bambu que é um dos mais tradicionais restaurantes da Capital Federal e conta com gastronomia de alto nível.
Representando a rede hoteleira do Ceará estiveram presentes o Caio (Diogo Praia Hotel), Léssia (Vial Galé) e Nila (Marina Park Hotel) que tiveram a oportunidade de falar com todos os presentes sobre a capacidade de receber clientes seja no segmento de lazer, mas também de negócios e eventos.
Os representantes do Convention Bureau que vieram a Brasília para promover o destino foram: Regis Medeiros (Presidente), Celina Castro Alves (Diretora Comercial) e Suemy Vasconcelos (Diretora Administrativa).
ABERTURA DO EVENTO
Quem fez a abertura do evento foi Suemy Vasconcelos – Diretora Administrativa do Convention que agradeceu a presença de todos , mencionou o nome das autoridades que estavam presentes e salientou a importância da realização do evento em Brasília pela capacidade da cidade de geração de negócios para o destinos, sendo uma das grandes realizadoras de eventos do país, com grande número de empresas e profissionais que tomam decisões a cerca de destinos de eventos á serem realizados no país.
Regis Medeiros – Presidente do Convention Bureau
Após reforçar os agradecimentos dos profissionais presentes, o presidente salientou que a função do Convention é captar e gerar eventos e congressos de alcance regional, nacional e internacional, atuando como órgão de apoio, para a cidade de Fortaleza e outras localizadas no Estado do Ceará.
Também tem a missão de desenvolver e incrementar os eventos já existentes e que se enquadrem nos objetivos traçados, mantendo o intercâmbio técnico, cultural e social com entidades congêneres no âmbito regional, nacional e internacional, a elas se associando no interesse da Fundação e de seus objetivos, entre outros.
O grande número de associados também foi mencionado por Regis, que informou que entre os associados estão empresas que contemplam tudo o que se precisa para a realização de eventos em Fortaleza, sendo de qualquer tipo e qualquer tamanho.
Ainda foram apresentadas as estruturas de Fortaleza que segundo o mesmo atende com louvor as necessidades dos clientes e deu exemplo de diversos eventos que já aconteceram na cidade e tiveram ótima avaliação por parte do público e organizadores.
A forma de trabalhar do Convention para realizar defesas ou fazer promoções de eventos também foi disponibilizada, de forma que caso seja necessário o Convention comparece com todo o material necessário e apresenta depoimentos de autoridades em prol da realização de eventos, trabalhando ativamente e investindo para levar os eventos para Fortaleza.
O mesmo finalizou salientando a estrutura da cidade para receber esses eventos, são cerca de 220 hotéis e pousadas que contemplam aproximadamente 29 mil leitos com muita acessibilidade aos pontos turísticos e Centro de Convenções.
A amalha aérea nacional e internacional de Fortaleza também foi colocada como um diferencial por permitir com facilidade e variedades de voo que todos cheguem com a cidade de Fortaleza.
Alexandre Pereira – Secretário de Turismo de Fortaleza – SETFOR
O Secretário de Turismo falou que era uma honra receber tantas pessoas interessadas no segmento de turismo de eventos de Fortaleza, e apresentou um vídeo institucional que permitiu a todos visualizarem a capacidade do destino turístico de receber pessoas, realizar eventos de todos os portes com uma estrutura invejável, moderna e diferenciada, colocando Fortaleza a disposição para os próximos eventos que desejam realizar.
O mesmo falou da importância do Convention Bureau que tem trabalhado como o grande parceiro da SETFOR na divulgação de Fortaleza e captação de eventos, fazendo com que a cidade se destaque a nível nacional como um dos grandes recebedores de eventos.
A localização estratégica de Fortaleza, os principais atrativos turísticos foram destacados e também foram dadas informações técnicas que justifique a escolha da cidade para realizar eventos.
Livia Holanda – Centro de Eventos do Ceará
Lívia fez uma breve apresentação da estrutura de Fortaleza para receber eventos antes de apresentar aos profissionais o mais mnoderno e equipado Centro de Eventos da América Latina.
Com localização privilegiada, a cerca de 10 a 15 minutos de distância dos principais hotéis de Fortaleza o local conta com 176.899 metros quadrados de áreas moduláveis que permitem a realização de até 44 eventos simultâneos.
Com 36 salas de eventos e estacionamento que comportam 3.200 carros, sendo 1.760 em área coberta o Centro de Evento ainda dispõe de uma área de convivência de 5.928 metros, com acessibildiade e conforto a todas as pessoas que precisam utilizar o local.
O local já recebeu mais de 500 eventos e um público aproximado de 4,8 milhões de pessoas.
Uma das suas principais marcas do local é a versatilidade: trata-se de um equipamento multiuso cuja vocação é receber feiras, exposições e outros tipos de eventos.
O Pavilhão Oeste pode ser divido em 5 espaços (Pecém, Taíba, Mundaú, Almofala e Jericoacoara), e o Pavilhão Leste em três espaços (Icapuí, Aracati e Iguape) por meio de divisórias de 13,65 metros de altura e dobráveis, de modo a ficarem completamente recolhidas em um nicho na parede.
Além disso, possuem isolamento acústico. Com entradas específicas para cada espaço, é possível ter eventos de fluxo, vocação e densidade volumétrica distintas, sem que um interfira no outro.
O público também visualizou todo o espaço através de um vídeo de apresentação que possibilitou ver a magnitude da estrutra do local.
Felipe Motta – Diretor de Infraestrutura
O profissional salientou a importância das pessoas envolvidas no processo de captação e realização de eventos no Ceará.
A aviação regional do Ceará também foi evidenciada, como a inauguração do aeroporto de Jericoacoara que vai engrandecer ainda mais o turismo do estado.
Os projetos que possibilitam o crescimento contínuo do turismo de eventos foram parabenizados, ressaltando as parcerias públicas e privadas que tem dado o resultado esperado e associados as características do povo do Ceará que gosta de receber visitantes tem colaborado cada vez mais para que o estado que já em uma das melhores aceitações para o turismo de lazer, cada vez mais se destaque no turismo de negócios e eventos.
Veja galeria de fotos do evento: