Após Portugal, Espanha e Itália, agora será a vez da Inglaterra receber o inédito projeto de divulgação dos festejos juninos brasileiros
A recepção de países europeus frente à ação inédita, com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em divulgar as festas de São João do Brasil, para diversificar a oferta turística no exterior e combater a sazonalidade, está obtendo excelentes resultados. Em Lisboa (Portugal), mais de 15 mil pessoas interagiram com a festa brasileira, em Madri (Espanha), foram cerca de 6 mil, já em Roma (Itália), o público foi ainda maior: mais de 30 mil italianos conheceram o verdadeiro “arraial junino”, com apresentações musicais, vestimentas típicas, quadrilhas e a culinária da festa.
O número de visitantes nos três países supera as expectativas da Embratur que, inicialmente, contava com a participação de 40 mil pessoas. O aumento foi de 27%, totalizando um público de 51 mil pessoas.
Para o diretor de o Diretor de Inteligência Competitiva e Mercados Internacionais do Instituto, Gilson Lira, esse resultado confirma a assertividade das ações de promoção turística da Embratur em divulgar a diversidade brasileira em todos os cantos do mundo.
“O impacto que conseguimos foi muito maior se contabilizarmos o público que assistiu às programações culturais que realizamos nas praças e nas ruas. Levamos aos três países a riqueza das nossas festas juninas, mostramos aos europeus a diversidade do turismo no Brasil, que vai além dos destinos de sol e praia. Nós investimos na promoção e divulgação de novos roteiros, ricos em cultura e tão atraentes quanto os que os europeus já conhecem em nosso país”, comemorou Gilson Lira.
Os próximos a receberem o Brasil Junino serão os londrinos, de 26 de maio a 4 de junho, na Embaixada do Brasil, em Londres. O Reino Unido é o 8º maior emissor de turistas ao Brasil e o 3º entre os países europeus. No ano passado, 202 mil ingleses desembarcaram no Brasil, superando a marca de 2015, de 189 mil turistas.
“A expectativa é que as festividades juninas façam o mesmo sucesso em Londres. Os ingleses, além de fazerem parte do bloco dos principais emissores de turistas ao Brasil, têm preferência pelo turismo cultural quando viajam ao exterior”, reforçou Lira.