A cidade de Serrinha (173 quilômetros de Salvador) tem ampla programação religiosa para a Semana Santa. A Procissão do Fogaréu, na noite da Quinta-feira Santa (13/04), é o ponto alto das celebrações que devem reunir 20 mil pessoas, dentre elas, 10 mil visitantes, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.
Tradição há quase 90 anos, a Procissão do Fogaréu – ícone do turismo religioso baiano – é realizada após a missa do Lava Pés, que relembra a Santa Ceia, às 19h30. A caminhada reúne milhares de fiéis e tem início na catedral, com a encenação da prisão de Jesus. Toda a representação da Paixão de Cristo é realizada em três diferentes pontos da cidade.
A Procissão do Fogaréu também encanta moradores e visitantes da cidade pela beleza das luzes conduzidas por fiéis como tochas a iluminar o caminho percorrido por Jesus após sua prisão.
Economia – O feriado religioso aumenta o fluxo de visitantes no município da região turística Caminhos do Sertão e movimenta a cadeia do turismo. No hotel Serra Plaza, sete dos 11 apartamentos do empreendimento estão reservados. O gerente Josimar Souza acredita que os quatro restantes sejam ocupados até a quinta-feira, dia da procissão.
A expectativa positiva também é compartilhada por Elizabeth Almeida, do Hotel Alvorada. “Dos oito apartamentos, quatro estão reservados, mas esperamos lotar com as reservas de última hora. Todos os anos têm sido assim”, afirmou.
Já no restaurante Paraíso das Massas, é esperado um movimento 50% superior, comparado a semanas normais. De acordo com o gerente Valdilino das Neves, a maior procura costuma ser à noite, com destaque para a Quinta-feira Santa, quando a demanda chega a aumentar até 70%.
Programação – A programação da Semana Santa segue até domingo (16/04). Nesta terça-feira (11/04), haverá a celebração dos Santos Óleos, na catedral da cidade, às 19h. Para a quarta-feira (12/04), às 19h30, está programada a caminhada Dores de Maria. A Quinta-feira Santa (13/04) é marcada pela missa do Lava Pés e Procissão do Fogaréu.
Na Sexta-feira Santa (14/04), tem Via Sacra (6h), celebração da Paixão de Cristo (15h) e procissão do Senhor Morto (19h). A Vigília Pascal é realizada na Catedral, a partir das 20h do sábado (15/04). No domingo de Páscoa (16/04) há Procissão do Encontro, às 9h; e missas às 10h e 19h.