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Ao todo, seis tripulações exclusivamente femininas partiram dos centros de distribuição do Grupo Lufthansa em direção a Berlim, ontem (08.03)
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12 mulheres pilotos levaram os passageiros de Frankfurt, Munique, Dusseldorf, Zurique, Viena and Bruxelas para a capital alemã
Ontem (08.03), no dia Internacional da Mulher, seis tripulações da Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines e Brussels formadas apenas de mulheres voaram dos hubs do Grupo Lufthansa para Berlim. Os jatos partiram de Frankfurt, Munique, Düsseldorf, Viena, Zurique e Bruxelas, cada um comandado por duas mulheres pilotos.
“Nós estamos especificamente atentos ao potencial das nossas colaboradoras mulheres nos nossos canais de recrutamento e oferecemos um ambiente de trabalho favorável ao colaborador, o que significa que família e trabalho podem ser conciliados. Isso nos permite atrair mais jovens mulheres para profissões tidas como mais masculinas, tais como piloto”, disse Bettina Volkens, responsável pelas áreas de recursos humanos e assuntos legais no Grupo Lufthansa.
As duas primeiras mulheres pilotos entraram na escala de serviços com a Lufthansa em 1988. No ano de 2010, mais uma novidade na indústria aeronáutica, uma aeronave da Lufthansa Cargo decolou sob o comando de uma tripulação exclusivamente feminina. Hoje em dia, mulheres no cockpit já não são mais uma exceção. Cerca de 6% dos pilotos e 80% do pessoal de cabine do Grupo Lufthansa é composto por mulheres e o percentual vem aumentando nos últimos anos.
As mulheres exercem um papel central e não é apenas na aeronave. Seja com o uniforme oficial da tripulação ou no centro de logística, mais e mais mulheres estão optando por trabalhos técnicos no Grupo Lufthansa. Christina Schultheis, por exemplo, trabalha como agente de operações em solo na Lufthansa desde 2012, começou em um sistema de dois turnos assim que completou o treinamento como especialista em serviços de aviação. Ela tem cerca de duas horas para atender um voo de longa distância, o que inclui limpar a cabine, reabastecer, carregar a aeronave com carga e bagagem e embarcar os passageiros. Aproximadamente 25% das agentes em solo são mulheres. “Aqui você pode fazer a diferença. É de minha responsabilidade que cada voo possa decolar em segurança, com eficiência e no horário certo”, disse ela. “Somos a conexão entre os passageiros, a tripulação, a torre, os times de limpeza, catering e carga – falamos com todos eles. Eu gosto especialmente da diversidade e da responsabilidade que vem com este trabalho. Adoro fazer o que faço, não quero parar nunca.”
Outra meta do Grupo Lufthansa é aumentar o percentual de mulheres em cargo de gerência. “Estamos indo nesta direção ao introduzir um processo transparente de publicação de novas vagas e usando um critério de diversidade na área de recursos humanos”, disse Volkens.
Em 2011, a Lufthansa e outras grandes companhias alemãs voluntariamente decidiram aumentar o número de mulheres em cargos de chefia. Até 2020, o objetivo é ter 30% mais mulheres, se comparado com 2010.
Sobre o Grupo Lufthansa
Lufthansa é um grupo global de aviação, dividido em três áreas estratégicas companhias aéreas de hub, negócios ponto a ponto e companhias de serviço. A malha das companhias aéreas do grupo, com as marcas renomadas como Lufthansa, SWISS e Austrian Airlines, atendem os respectivos mercados domésticos a partir dos hubs de Frankfurt, Munique, Zurique e Viena. Com a Eurowings, o grupo também oferece serviços ponto a ponto de curta e longa distância no mercado de viagens em expansão. Com as companhias de serviços, todas líderes globais em seus segmentos (carga, MRO, catering e outras), o Grupo Lufthansa encontrou sucesso em outras áreas da indústria da aviação. As companhias aéreas do Grupo Lufthansa servem 255 destinos em 101 países (de acordo com o horário de inverno 2016/2017). A frota total do grupo totaliza 600 aeronaves, e as companhias vão receber 214 novas aeronaves, incluindo A350 e A321neo, até 2025. Para mais informações, visite LH.com