15.7 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 8, 2025
spot_img

Em 7º Fórum Nacional de Turismo Religioso, Embratur reforça apoio ao setor

Iniciativa visa internacionalizar os roteiros de fé posicionando o Brasil como referência no cenário mundial

08/08/2025 – A Embratur concedeu chancela institucional e apoio à promoção do 7º Fórum Nacional de Turismo Religioso (FNTR), que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2025, em Trindade (GO). A chancela institucional é um reconhecimento oficial concedido a eventos e iniciativas que contribuem para a promoção da imagem do Brasil como destino turístico internacional.

Ao conceder essa chancela ao FNTR, a Agência reforça o evento como vetor de promoção e internalização do segmento de turismo religioso endossando, assim, sua relevância para o turismo nacional e internacional. Além da chancela, a Embratur apoia a promoção do fórum com ações de divulgação e articulação institucional, demonstrando o compromisso com o fortalecimento do turismo religioso como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Considerado o principal encontro técnico e acadêmico do segmento no país, o FNTR se destaca por fomentar o diálogo entre fé, turismo, cultura e economia criativa. A edição deste ano contará com painéis técnicos, mesas com especialistas de diversos estados e, pela primeira vez, submissão de artigos acadêmicos.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fortalecimento do turismo religioso está alinhado à estratégia da Agência de diversificar a oferta turística nacional e ampliar a visibilidade internacional dos destinos brasileiros. “O turismo religioso vai muito além de sua dimensão espiritual. Ele movimenta uma vasta cadeia produtiva, gera emprego e renda em diversas regiões e fortalece os pequenos negócios. Com apoio e visibilidade, é possível atrair visitantes internacionais interessados em experiências únicas ligadas à fé, cultura e história brasileiras”, afirma Freixo.

O apoio da Embratur ao FNTR está conectado a diversos objetivos da Agência, entre eles a internacionalização da oferta turística, o aumento da competitividade dos destinos e a promoção de soluções inovadoras para melhorar a experiência do visitante estrangeiro. Segundo o organizador geral do evento, Sidnésio Moura, a chancela da Embratur representa mais do que um reconhecimento formal. “Receber a chancela da Embratur é uma grande alegria e uma confirmação de que o Turismo Religioso tem seu valor reconhecido dentro do cenário nacional e internacional. Com isso, temos ainda mais certeza de que o Brasil está no caminho certo ao fortalecer o turismo em todos os seus segmentos, como propõe o Plano Brasis, que valoriza um país plural no turismo, e com isto espiritual, diverso e cheio de fé”, disse.

Para ele, “a presença da Embratur é essencial para consolidarmos o Turismo Religioso como uma política pública nacional, capaz de impulsionar o Brasil no cenário global e mostrar ao mundo nossa riqueza espiritual, cultural e histórica”, garante Sidnésio Moura.

O Brasil é hoje um dos maiores mercados do mundo no segmento, com destinos consolidados como Trindade (GO), Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Belém (PA), Nova Trento (SC) e muitos outros.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias