Vinicius Lummertz irá apresentar o Planejamento Estratégico do Instituto no evento de comemoração dos 50 anos da autarquia
Tufi Michreff, Vinicius Lummertz e Marcelo Costa discutem estratégias do novo planejamento com servidoras da Embratur
O planejamento institucional que define o direcionamento estratégico e atuação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) até 2022 foi finalizado e será apresentado no próximo dia 16, durante evento comemorativo dos 50 anos da autarquia, na Câmara dos Deputados. A confecção desse Plano Estratégico, que foi elaborado a partir de uma sequência de reuniões preparatórias, contou com a presença de técnicos e colaboradores da Embratur, além de representantes do trade turístico.
“Reunimos um compilado de metas traçadas, dando origem a um documento que passa a contar com novos objetivos, missão e visão de futuro”, explica o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. Segundo ele, o trabalho foi desenvolvido de forma integrada visando preparar a Embratur para os desafios dos próximos anos e criar uma forte cultura organizacional: “Queremos construir uma cultura sólida e competitiva que combine princípios, crenças e práticas para orientar ações e comportamento de todos”.
Para o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Felismino, a definição desse espaço de tempo se deve ao fato de a atividade turística, especialmente a promoção, ser extremamente dinâmica: interesses, produtos, padrões de consumo nascem e mudam com velocidade. “A Embratur precisa estar preparada para responder a esse desafio e voltar a exercer com excelência sua missão”, enfatizou Rafael, que também é coordenador técnico do processo do desenvolvimento do Plano Estratégico.
Por meio da análise dos ambientes externo e interno do Instituto e para desenvolver e consolidar modelo inovador de gestão estratégica, a Embratur levou em consideração, a seleção de Perspectivas de Resultados, de Clientes e Parceiros, Gestão Estratégica, de Processos Internos e Perspectivas de pessoas, ambiente organizacional e aprendizado. “Caminhamos para um novo tempo na Embratur. O fortalecimento da gestão a partir da inovação será o alicerce na construção de caminhos que levem à geração de emprego e divisas para o País”, destacou o diretor de Gestão Interna da Embratur, Tufi Michreff.
Já o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da autarquia, Gilson Lira, reforçou que esse novo modelo de gestão estratégica concebido irá proporcionar ao Instituto um maior dinamismo e excelência em suas ações. “No mundo competitivo em que vivemos, planejar e executar suas ações com eficácia é fundamental para o sucesso e a longevidade de qualquer organização”, disse. O seminário de Planejamento Estratégico ocorreu no mês de outubro e foi conduzido pelo especialista em gestão, Lawrence Missipo, professor e pesquisador da Cranfield University (Inglaterra).