Porto Seguro-BA tem avançado muito nos últimos anos quando o assunto é uma gestão profissional da atividade turística. Almejando ser o melhor e mais desejado destino turístico do Brasil, a Secretaria estabeleceu em 2014 o Direcionamento Estratégico do Turismo de Porto Seguro. O documento reúne um conjunto de ações para a melhoria da oferta, criação de maior inteligência de mercado e incremento da demanda, prevendo 16 ações estratégias que têm sido executadas e monitoradas com o apoio de parceiros.
O município atravessa um momento importante e, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo, em especial entidades como o Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, Sebrae, ABIH, dentre outros importantes aliados, comprova que o município tem evoluído em diversas frentes.
Abaixo são apresentados os cinco principais avanços da atividade turística em Porto Seguro-BA que envolvem a Sede, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
- Mais empresas formais no turismo
O número de empresas formais ligadas à atividade turística cresceu quase 10% entre 2012 e 2014, número superior ao de Salvador (6,6%), Cairu (2,79%), Natal (7,71%) e Foz do Iguaçu (9,44%), fator que impacta positivamente a economia do destino e a gestão de impostos.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2016, no período de 2012 a 2014 houve umcrescimento de 15,8% no número de empregos. Este dado mostra a força da atividade na geração de oportunidades para a comunidade, principalmente se for comparado com outros destinos concorrentes como Maceió (12,88%), Fortaleza (11,11%), Recife (8,9%) e Natal (4,45%) que tiveram avanços menores.
- Empresa com melhor resultado e gerando mais impostos
Em 2015 houve o aumento da arrecadação de ISS de 63% comparado ao ano de 2011. No primeiro semestre 2016, o ISS teve um incremento de 9% comparado ao mesmo período em 2015, mostrando crescimento mesmo em período de crise no país.
O bom resultado registrado é resultado do novo formato de gestão com base em um planejamento e monitoramento do poder público e o aumento da formalização impactando na arrecadação do município.
O ICMS no período de 2012 a 2015, por sua vez, teve um incremento acumulado de 70,8%. Quando se avalia o resultado dos seis primeiros meses de 2016, o aquecimento da atividade econômica gerou uma arrecadação de ICMS quase 30% maior comparado ao mesmo período de 2015. Para efeito de comparação, nesse mesmo período Ilhéus teve um incremento de 14%.
- Aumento do número de desembarques aéreos
Os dados de desembarque dos passageiros no aeroporto de Porto Seguro revelam um crescimento de 21,7% entre 2012 e 2014, saindo de 627.358 turistas em 2012 para 763.457 passageiros. Este aumento supera o crescimento de Fortaleza (9%) e Salvador (4,7%), por exemplo, no mesmo período.
No primeiro semestre de 2016, foi possível registrar ainda um incremento de 10% no número de desembarques comparado a 2015, saindo de 347.346 para 381.900 passageiros, aumento de 8.037 desembarques de estrangeiros.
- Melhoria do Marketing e Promoção
Desde 2007 é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 65 destinos do Brasil o Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro. Esse Índice avalia a evolução de diversas dimensões do turismo de um destino. Porto Seguro, nos últimos três anos, vem se destacando pela sua evolução na dimensão de Marketing e Promoção com uma evolução de 7,9 pontos. Isso se deve, principalmente, ao planejamento estratégico do destino, com ações promocionais como: contratação de assessoria de imprensa especializada que tem contribuído para o aumento considerável da inserção do destino nas mídias; a criação das marcas turísticas dos destinos: Porto Seguro, Arraial D`Ajuda, Trancoso e Caraíva, a realização de presstrips regulares, estruturação de uma central de mídias e a capacitação de agentes de viagem.
Nos últimos anos as ações de promoção elencadas contribuíram para qualificação do público devido à melhoria do seu posicionamento e imagem no mercado.
Outra evolução que pôde ser observada é em relação à oferta de atividades turísticas disponível nos distritos de Porto Seguro, que tem se qualificado e inovado. Atualmente estão disponíveis não apenas atividades de sol e praia, mas de Ecoturismo e Cultura como: roteiros de bicicleta, roteiros de experiência e eventos culturais.
- Aprimoramento da Gestão Pública
Podemos apontar ainda a evolução da gestão pública do turismo em Porto Seguro, que vem se profissionalizando e alcançando resultados positivos. Atualmente, a gestão do destino é baseada em um planejamento estratégico e monitoramento contínuo, tornando-se modelo para outros destinos. Para isso, estabeleceu parcerias importantes com o Porto Seguro Convention & Visitors Bureau, além da profissionalização também da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.
A média do índice de competitividade, elaborado pela FGV, Ministério do Turismo e SEBRAE Nacional,aumentou 2,9 pontos de 2013 a 2015, resultado da nova gestão. Nas dimensões específicas de Políticas Públicas aumentou 0,8 pontos; Monitoramento 14,8 pontos e Cooperação Regional 24,2 pontos.
Outro indicador qualitativo é o fortalecimento da governança e da parceria público-privada a partir da reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo. Esse importante espaço democrático tem auxiliado na tomada de decisões que permite o avanço das ações planejadas e tem garantido a continuidade da política pública de turismo. Outro ponto a se destacar é que os destinos Arraial D`Ajuda e Trancoso, que anteriormente não estavam envolvidos com as tomadas de decisões, agora participam das reuniões do CMDT, o que possibilitou uma aproximação estratégica e fundamental para o desenvolvimento das localidades do município.
O destino de Porto Seguro está localizado ao sul do Estado da Bahia e conta com mais de 85 km de praias distribuídas na capital e em seus importantes distritos de Caraíva, Trancoso e Arraial D’Ajuda. Com mais de 145 mil habitantes (IBGE – 2015), a cidade é a porta de entrada do Nordeste brasileiro e um dos 64 destinos indutores do Brasil para o Ministério do Turismo e terceiro polo hoteleiro do país, com mais de 40 mil leitos, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.