Evento, que será realizado no fim de setembro, contará com a presença da Secretária de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho
São Paulo – Portugal tem sido consolidado cada vez mais como um dos destinos preferidos dos brasileiros para férias e viagens em geral. Estima-se que a terra de Camões recebe 600 mil viajantes do Brasil por ano (é o sexto maior mercado da procura externa para o país luso). Neste contexto, o Turismo de Portugal marcará presença na 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, o mais completo evento do setor realizado no Brasil, entre os dias 28 e 30 de setembro, no Expo Center Norte.
A feira contará com a participação da Secretária de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, que estará na ABAV no dia 30, bem como Filipe Silva, diretor do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, nos dias 28 e 29. Ambos estarão dispostos a atender os jornalistas para reportagens e entrevistas em geral sobre o turismo em Portugal.
Paralelamente à ABAV, às 10h30, também no Expo Center Norte, Ana Mendes Godinho estará presente em um focus group com um pequeno grupo de operadores e tomadores de decisão do setor para troca de informações acerca da estratégia do turismo em Portugal para a próxima década. A inciativa, que já ocorreu em países como França, Reino Unido, Alemanha e Espanha, acontece pela primeira vez fora da Europa.
Centerário de Fátima
A presença do Turismo de Portugal na ABAV, além de convidar os visitantes a sentir Portugal, traz como o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, acontecimento que deu origem ao Santuário mundialmente conhecido.
Estarão expostos no stand alguns dos desenhos que vão ser utilizados no filme animado comemorativo do Centenário das Aparições da Nossa Senhora de Fátima, com estreia marcada para 2017, ano da visita do Papa Francisco a Portugal.
“Muitos brasileiros incluem nas suas viagens a Portugal uma visita a Fátima. Teremos uma oportunidade de excelência para promover Portugal, tendo em conta a relevância das Comemorações do Centenário e da visita do Papa Francisco a Fátima. O Calendário de Eventos previsto, com o contributo de várias entidades e coordenado pelo Santuário de Fátima, será um forte atrativo para dar visibilidade, ao longo de todo ano, ao destino Portugal”, afirma Ana Mendes Godinho.
Premiações
No entanto, o turismo em Portugal vai muito além do Santuário: foi o país mais premiado do World Travel Awards 2016, tradicional premiação mundial do setor de turismo e hospedagem. Neste ano, o país luso recebeu 24 óscares nas categorias europeias, dez a mais que no ano anterior.
Dentre as premiações, o Turismo de Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe’s Leading Tourist Board). A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.
Para além do património, sol e mar, gastronomia e vinhos, que são ativos mais tradicionais da oferta turística portuguesa, destacam-se ainda o surfe, golfe e festivais de música, que dão ao país uma ampla variedade de roteiros.
“Portugal é um destino turístico com um conjunto muito alargado de atrativos, cada vez mais reconhecidos internacionalmente, como ficou demonstrado na última edição dos World Travel Awards. Os estudos que regularmente desenvolvemos junto dos turistas destacam a capacidade de bem receber dos portugueses como um elemento que contribui para a satisfação dos turistas em Portugal, o que constitui também um atrativo do país”, completa Ana Mendes Godinho.
Empresas portuguesas no stand do Turismo de Portugal
O stand de Portugal terá 240 m² e conta com a presença de 5 destinos regionais – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Madeira e de 10 empresas turísticas.
Além disso, com base num programa de internacionalização e de apoio ao empreendedorismo, estarão presentes 4 startups, com projetos inovadores na área de turismo : B-Guest, Inspire Portugal, Seabookings e Tripwix.com. Estas empresas, em início de desenvolvimento e majoritariamente de base tecnológica, apresentam serviços inovadores e complementares à oferta turística tradicional, introduzindo uma valorização dos recursos turísticos que Portugal possui, nas mais variadas áreas, desde a cultura, gastronomia e vinhos, natureza e patrimônio. Portugal é hoje um destino com muitas oportunidades para o empreendedorismo e possui um verdadeiro ecossistema de apoio à inovação.
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes econômicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.