Esta será a primeira participação dos Setores de Promoção Comercial em feiras internacionais
Uma parceria entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o MRE (Ministério das Relações Exteriores) resultou na presença inédita de assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países em uma feira internacional. Junto com a Embratur, os assistentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela participarão de pautas importantes para o turismo durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Estarão presentes ainda representantes dos EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo) dos países participantes.
Durante o evento, os assistentes dos SECOMs participarão de reunião sobre os Comitês Descubra/Visite Brasil, que tem o intuito de compartilhar as experiências de cada Comitê e potencializar a atuação de cada país; e do III Seminário de Inteligência Competitiva, realizado pela Embratur, em que terão a oportunidade de conhecer mais de perto a atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) nos países ao redor do mundo. Os comitês têm como missão promover e divulgar o destino Brasil, ação que favorece a vinda de turistas para o País. Os comitês contam, atualmente, com mais de 150 membros na América Latina.
Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, trazer as assessorias técnicas dos SECOMs é essencial para contribuir para o melhor desempenho das atividades hoje desenvolvidas pelos SECOMs das Embaixadas do Brasil na América Latina, em prol da promoção turística internacional. “De forma assertiva, os SECOMs coordenam, em conjunto com a Embratur, as atividades dos comitês, compostos por operadores, companhias áreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens de cada uma dessas nações. Essas ações agregam às estratégias do Instituto para o crescimento do turismo brasileiro”, destaca Lummertz.
No dia que antecede a 44ª ABAV Expo, a Embratur realizará uma reunião de alinhamento com os executivos de mercado dos EBTs. Na oportunidade, o presidente da SP Convention e Visitors Bureau dará as boas-vindas e fará uma breve apresentação. Participam do encontro, o presidente Vinicius Lummertz, o diretor Gilson Lira e o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Reis, além de analistas, executivos de mercado e gerentes de empresas.
O evento contará ainda com o espaço Vila do Saber, onde haverá palestras de diversos especialistas do setor. Dentre elas, Bruno Reis irá discorrer, no dia 30, sobre “Inteligência Competitiva para Mercados Internacionais”.
Programa Hosted Buyers
Como parte da estratégia de promoção do País no exterior, a Embratur, em parceria com a ABAV e GOL Linhas Aéreas, também convidou um grupo de profissionais do trade turístico internacional para participaram do programa Hosted Buyers. De acordo com o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Gilson Lira, a iniciativa é essencial para criar uma interação entre a Embratur e os profissionais do turismo. “Com essa aproximação, possibilitamos novas estratégias e ações de promoção do setor e valorizamos o trabalho em conjunto com os especialistas da área”, comenta Gilson.
Parceria – A Embratur e o MRE já trabalham em conjunto para potencializar ações de promoção internacional do Brasil. Além da parceria em ações pontuais, a Embratur e o Itamaraty atuam de forma conjunta em dez países, desde 2001, por meio dos Comitês Descubra Brasil, frutos de um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos. Em 2015, a parceria com o MRE também rendeu apoio em feiras internacionais como a BTL, ITB, FIT Bolívia, Imex Frankfurt e Fiexpo.
Sobre a 44º ABAV Expo
Realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV, a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo é uma das mais importantes feiras de turismo. Em 2015, 32.176 profissionais do setor participaram do evento, bem como mais de 60 destinos internacionais. Além da programação da feira, neste ano, serão realizados eventos simultâneos, como o 46º Encontro Comercial BRAZTOA, a Ilha Corporativa (Encontro de Negócios Abracorp) e a Hackathon Viagens.