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sexta-feira, novembro 22, 2024
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Voenews entrevista Fred Perillo palestrante de tecnologia do ICCABAV

A ABAV-DF realizou na última quarta-feira (03/08) na sua sede em Brasília o Curso Wathsap Marketing para o Turismo. Trata-se de um programa de aprendizagem, transformação e evolução que proporcionou aos participantes uma visão estratégia na utilização do aplicativo mobile Wathsap e outras redes sociais como ferramenta para negócios.

O Curso foi ministrado por Fred Perillo – Jornalista, produtor cultural e estrategista digital.

O palestrante iniciou suas atividades profissionais em Lagoa da Prata (MG), onde atuou como assessor de imprensa na prefeitura municipal (1997/2000).

Como estrategista de marketing político, atuou em diversas campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais, para políticos como Aécio Neves e Eduardo Azeredo. Em Rondônia coordenou a área de marketing de diversas campanhas eleitorais entre as quais do governador Confúcio Moura (2010 e 2014). Entre 2011 e 2013 atuou como Secretário de Comunicação do Estado de Rondônia.

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VOENEWS – Sobre esse treinamento que você ministrou aqui em Brasília, gostaríamos de saber se trata-se de uma ação pontual, ou se estão realizando em outros lugares além de Brasília, e como funciona a sua atuação dentro da entidade.

FRED PERILLO: Sou instrutor do ICCABAV- Instituto de capacitação e certificação da ABAV Nacional. Existe um grupo de instrutores sobre os mais variados temas e as ABAV’s Estaduais solicitam treinamento dentro de suas necessidade.

Eu como instrutor da área de tecnologia, dou três treinamentos relacionados a Marketing Digital e a ABAV-DF solicitou a vinda da gente para este curso. Esse ano já estive em 12 estados ministrando os três cursos que aplico.

VOENEWS: Quais são os cursos que ficam sobre a sua responsabilidade ?

FRED PERILLO: Um é este que ministrei aqui em Brasília que é o “Wathsap Marketing para o Turismo”, o “Google” e também “Marketing Digital não é só Facebook” que tratam basicamente de tecnologia e marketing digital.

VOENEWS: Talvez esse seja um dos temas mais atuais que poderia ser tratado com relação ao marketing, a divulgação em geral e a comercialização de produtos, como você tem sentido a reação dos profissionais que está tendo a oportunidade de participar desses cursos?

FRED PERILLO: Tenho visto um público muito interessado por onde eu tenho passado. A internet é inevitável e os agentes de viagens precisam utilizar as possibilidades que a internet dá.

É importante que os profissionais vejam que a internet não é só uma inimiga, e pode ser utilizada como aliada. Claro que principalmente as médias e pequenas agências sofrem com a concorrência das OTA’s e grandes grupos que atuam na internet de uma forma agressiva e desleal.

O objetivo desses treinamentos e demonstrar que todos podem utilizar a internet para estarem inseridos neste universo digital.

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VOENEWS: Poderiam mencionar motivos atuais que tornam ainda mais relevantes aos profissionais buscarem este conhecimento de forma que possam fazer parte desta grande rede ?

FRED PERILLO: O Brasil vive uma crise, as próprias agências de viagens vivem uma crise em seu modelo de negócio, é preciso diversificar e á partir do fato das pessoas terem a possibilidade de comprarem suas passagens diretamente na internet , os agentes estão perdendo esse papel de intermediação de forma que se torna inevitável que eles procurem se reinventar.

É necessário que os agentes agreguem valor aos seus serviços, oferecendo uma quantidade maior de produtos. Se os agentes de viagens basearem seu negócio em vender apenas passagem aérea e quartos de hotel está fadado a ter um futuro não muito agradável.

Faz-se necessário a diversificação e agregar valores ao seu negócio.

VOENEWS: E como o Marketing Digital pode estar colaborando neste processo de mudança de ações e desta diversificação que se faz necessário pelos profissionais de turismo ?

FRED PERILLO: É importante usar o marketing digital para criar empatia com seu cliente, não só para a oferta de produto e serviços, pois as redes sociais é muito boa também para o fortalecimento de marcas.

Então é preciso ter conhecimento de como utilizar essas ferramentas para que seja possível atingir os objetivos da empresa.

VOENEWS: Nós vemos que as médias e pequenas empresa devido a dificuldade financeira neste momento, acabam tendo uma restrição de verbas para o marketing. Você acredita se se compararmos com o marketing tradicionais as rede sociais sejam uma alternativa mais acessível financeiramente ?

FRED PERILLO:  Sem dúvida nenhuma. Se formos comparar valores com marketing off-line, como televisão, rádio, out-dor… é infinitamente mais barato. Mas é um grande erro também falar que internet é de graça, é muito barato ou que se pode colocar nas mãos de um sobrinho que entende de facebook para fazer a divulgação de sua empresa e produtos.

É necessário se profissionalizar. Eu sempre bato na tecla de que é preciso ter uma ação planejada e minimamente profissional, é preciso ver toda esta questão, pois é mais barato, tem um custo mais acessível mas não pode ser feito de forma improvisada.

Não adianta acreditar que se fizer pegar uma pessoa sem o devido conhecimento, ou achar que bastar criar uma página, um site ou um blog, colocar meu sobrinho que sabe mais ou menos e achar que vai dar resultado, assim não dá.

VOENEWS: E o que você acredita que seja o mínimo necessário para que se obtenha sucesso utilizando essas ferramentas ?

FRED PERILLO: É necessário ter profissionalismo, o suporte de uma agência de publicidade ou um profissional de comunicação dentro da empresa que possa produzir bons conteúdos, que tenha entendimento de segmentação. Enfim tem que ser profissional, mas sem dúvida nenhuma é um recurso mais acessível que os meios tradicionais.

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