Delegações estrangeiras participarão dos jogos olímpicos, na capital baiana, assim como os baianos e turistas interessados em acompanhar as partidas de futebol na Arena Fonte Nova terão policiamento reforçado e a tecnologia do Centro de Operações e Inteligência associados para enfrentar com tranquilidade os desafios internacionais da segurança pública. Em síntese, foi a explanação feita pelo secretário Maurício Barbosa (Segurança Pública) aos integrantes do corpo consular na Bahia e ao secretário José Alves (Turismo), nesta quinta-feira (28).
Maurício Barbosa informou também que os cinco hotéis onde as delegações estrangeiras ficarão hospedadas em Salvador já estão ligados ao sistema do Centro de Operações e Inteligência, de maneira que os deslocamentos das equipes até os centros de treinamento e à Fonte Nova serão 100% monitorados, cumprindo todas as exigências internacionais de segurança para grandes eventos.
O secretário da Segurança ofereceu a José Alves um espaço de representação da Secretaria de Turismo no Centro de Comando e Controle, a fim de tornar mais eficazes as resoluções envolvendo turistas. José Alves considerou excelente a medida e disse que contribuirá para ações conjuntas, como a que visa associar as câmeras dos hotéis ao Centro de Operações e Inteligência.
Participaram da reunião na Secretaria da Segurança Pública os cônsules da Finlândia, Cuba, Uruguai, Espanha, EUA, Suíça, Alemanha, França e Portugal.