O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) recebeu no último 27/5 a Certificação Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Portaria nº 1317 foi publicada em 30/5 no Diário Oficial da União (DOU).
A obtenção do certificado confirma que o terminal recifense está de acordo com os parâmetros internacionais de segurança, autorizando também a operação regular de voos com aeronaves compatíveis com o código de referência 4E (MD-11, Boeing 777, 747-4) ou inferior.
De acordo com a Anac, a Certificação Operacional de Aeroportos é o processo que atesta a capacidade do operador de aeródromo para executar os procedimentos constantes no Manual de Operações do Aeródromo (Mops) aprovado pela agência, visando à garantia da segurança das operações aeroportuárias.
O documento de certificação é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 139 (RBAC) e as avaliações seguem a orientação da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que fixa critérios que devem ser atendidos por terminais de todo o mundo.
A conquista do Certificado Operacional do Aeroporto do Recife é resultado de esforços direcionados desde o ano de 2009. “Que a certificação signifique e propicie, cada vez mais, a sustentabilidade para a nossa empresa, para o nosso aeroporto que tanto cativamos, e para a nossa capacidade de trabalho. Por tudo isso, com orgulho e por justiça, agradeço a todos os nossos 266 colegas da Infraero Recife por mais um excelente resultado do nosso time”, destacou o superintendente Alexandre Oliveira da Silva.