Players do mercado global estarão presentes na IMEX 2016, que será realizada em Frankfurt, de 19 a 21 de abril
Participação da Embratur na IMEX Frankfurt 2015, que recebeu cerca de 14 mil visitantes
Maximizar o turismo de negócios e promover relacionamentos entre o mercado brasileiro e destacados players mundiais. Esse é o objetivo da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e dos 32 coexpositores nacionais que estarão presentes em uma das mais importantes feiras do mundo: a IMEX Frankfurt. A 14ª edição do evento, que reúne os mais qualificados compradores e fornecedores do mundo, proporcionando contatos por meio de seu sistema de encontros pré-agendados, acontecerá de 19 a 21 de abril, na Alemanha.
O evento, que espera receber cinco mil pessoas entre visitantes e representantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events), contará com a participação de 3.964 hosted buyers (compradores). No estande da Embratur, que terá 252 m2, serão realizados Group Appointments com compradores indicados pela organização da IMEX, e ainda haverá a corrida de rua coorporativa IMEXrun. A prova, realizada pelo Rio Convention & Visitors Bureau em parceria com a Embratur e com a RioTur, já conta com 800 inscritos.
“Já que estamos no ano da Olimpíada e Paralimpíada, teremos uma excelente oportunidade para apresentar aos participantes da feira, o potencial dos segmentos turísticos brasileiros, principalmente o de negócios”, afirma Marcos Sales, presidente da Embratur. O MICE é o 2º maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil.
A feira, da qual a Embratur participa desde 2003, também oferece seminários e workshops organizados por renomadas associações e instituições, como a ICCA (International Congress & Convention Association), GCB (German Convention Bureau), SITE (Society of Incentive & Travel Executives), entre outros.
Apresentação dos estados
Por meio do Group Appointments, os estados participantes no estande da Embratur – Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná Ceará e Pernambuco – apresentarão seus atrativos e infraestruturas para receber eventos. Esse momento será acompanhado por grupos de hosted buyers que manifestaram interesse em conhecer mais sobre o Brasil. No total, serão 10 apresentações, ao longo dos três dias. O objetivo do IMEX Hosted Buyer Programme é ofertar compradores qualificados para potenciais negócios e parcerias.
IMEXrun
A corrida de rua corporativa IMEXRun é a 3ª parceria da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com o Rio Convention & Visitors Bureau. Tem o objetivo de divulgar a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 e maximizar a promoção do Brasil na Europa. Para correr a prova, os participantes devem retirar as camisetas no estande da Embratur.
A largada para a IMEXrun será às 7h, no dia 20 de abril, com saída e chegada no MainNizza restaurante, próximo à feira. Para se inscrever na prova, cujo percurso possui 5km e que se insere no segmento “corporate run”, basta clicar aqui e se cadastrar gratuitamente. Ao final, será oferecido um café da manhã tipicamente brasileiro.
Segmento MICE
O Brasil tem obtido posição de relevância na realização de eventos internacionais associativos, com colocação entre os 10 primeiros países no mundo que mais sediam iniciativas com esse perfil, sendo o único da América Latina nessa condição, segundo a ICCA – International Congress and Convention Association. O mais recente ranking, de 2014, aponta que o Brasil possui 291 eventos internacionais distribuídos entre 61 cidades brasileiras.
De acordo com pesquisa de perfil e impacto econômico do turista internacional de eventos, realizada pela Embratur/FGV em 2014, junto a visitantes que participavam de eventos internacionais no Brasil, identificou-se que o turista desse segmento apresenta um gasto médio diário de U$$ 329,39, uma estimativa maior que a do turista de lazer, que é de US$ 73,77, segundo informações do Ministério do Turismo.
Turismo de negócios
As atividades ligadas ao segmento turismo de negócios e eventos, no primeiro semestre de 2015, cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Os gastos destes viajantes em passagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, meios de pagamento e serviços movimentaram R$ 6,95 bilhões este ano no País.
Os números reforçam estudos realizados pelo Ministério do Turismo, que mostram o segmento como o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil. Estima-se que cerca de 25,3% dos turistas que procuram o País o fazem motivados por negócios. Turistas de negócios gastam quase o dobro (US$ 102,18) daqueles que viajam a lazer (US$ 68,55), de acordo com o estudo.