22 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Turismo apresenta propostas para impulsionar o São João

Evento realizado na WTM, uma das mais importantes feiras do Setor, teve como objetivo estruturar os festejos juninos como produto turístico

Pouco mais de um mês após encontro que reuniu artistas ligados ao forró, representantes de secretarias estaduais de turismo nordestinas e o então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, um novo passo foi dado nesta quarta-feira (30) com o intuito de transformar as festas juninas em um produto turístico consolidado a ser vendido no Brasil e no exterior.

Durante a feira internacional de Turismo WTM, em São Paulo, o Ministério do Turismo promoveu uma oficina para reunir ideias, propostas e sugestões que ajudem na construção do conceito de produtos turísticos relacionados os festejos juninos e para a definição de critérios para a promoção desses atrativos. O encontro contou com cerca de 30 participantes entre representantes de associações ligadas ao setor, governos estaduais e municipais, além de demais interessados.

“Hoje pudemos ouvir as pessoas que efetivamente fazem esse evento para avaliar de que forma o Ministério do Turismo pode contribuir para o aumento do fluxo de visitantes durante as festas de São João”, contou o diretor de marketing do MTur, Márcio Nascimento.

Durante o encontro, a pasta apresentou seis propostas de ações que foram debatidas pelos participantes: a elaboração de uma pesquisa sobre o perfil do turista que frequenta essas festas; o lançamento de uma campanha nacional de incentivo as viagens no São João; a divulgação desses destinos em feiras e eventos; a realização de press trips para jornalistas e blogueiros; a destinação de recursos de emendas parlamentares para obras de infraestrutura turística nos destinos onde há São João e a inclusão das festas juninas no calendário de eventos do MTur.

Ao fim da oficina, foi sugerido o seguinte conceito deste tipo de produto turístico: “conjunto de atrativos, equipamentos e serviços oferecidos em torno de uma celebração ou evento popular de origem religiosa, motivadora do deslocamento de turistas de julho a agosto, caracterizada por gastronomia, danças, músicas, trajes e ornamentações que remetem às tradições e identidades locais”. Esta definição ainda será validada no âmbito do Ministério do Turismo, podendo ser levada em consideração pela pasta na elaboração de eventuais políticas relacionadas ao tema.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles