América Latina e Ásia lideram resultados dentre as regiões nas quais a Comissão de Turismo Canadense tem presença local
São Paulo, 12 de maio de 2015 – O tráfego de brasileiros viajando ao Canadá cresceu 32,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 6.347 turistas no país. O número contribuiu para uma alta de 27% na média acumulada dos dois primeiros meses de 2015, o equivalente a 16.549 brasileiros. Os dados foram apresentados em recente relatório estatístico, divulgado pela Comissão de Turismo Canadense (CTC), organização nacional de turismo e marketing do Canadá.
De acordo com o documento, as pernoites de turistas internacionais no Canadá apresentaram aumento de 7,5% em fevereiro último e 6,1% na soma dos dois primeiros meses do ano. Os ganhos foram registrados pelas quatro regiões onde a CTC conta com atuação local, com a América Latina (Brasil e México) e Ásia-Pacífico (China, Coreia do Sul, Japão, Índia e Austrália) liderando a alta, com 21,9% e 21,7% respectivamente, seguidos pela Europa (9,4%) e Estados Unidos (5%).
Na América Latina, os resultados positivos têm sido influenciados pela recente política de vistos, vantagem competitiva da moeda canadense e ampliação na disponibilidade de voos. No Brasil especificamente, desde 2014 medidas têm sido implantadas para acelerar e facilitar a emissão de visto canadense. Dentre elas, destacam-se a redução no tempo do processo de pedido de visto para menos de 15 dias em todo Brasil; a dispensa de apresentação de documentação financeira para os brasileiros que já tenham viajado aos Estados Unidos ou Canadá nos últimos dez anos; e a duração do visto canadense – disponível unicamente na versão de múltiplas entradas – de acordo com a validade do passaporte.
A vantagem do dólar canadense frente ao americano também tem inspirado a decisão por incluir o Canadá no roteiro turístico do brasileiro. No início de maio, a moeda canadense estava cotada na faixa dos R$ 2,5.
A crescente demanda do interesse dos brasileiros pelo Canadá também tem motivado a oferta de novos voos. Em dezembro de 2014, a Air Canada passou a operar voo direto Rio de Janeiro-Toronto, com três saídas semanais. Em março deste ano, a Tam inaugurou voo para Toronto, saindo do Brasil para Nova Iorque e de lá para Toronto, em cinco dias da semana. Além destas aéreas, os viajantes ainda podem optar por viajar pela Aeromexico, Copa Airlines, Delta e American Airlines
Além do Brasil, a evolução de 15,7% (9.115 turistas) das chegadas de turistas mexicanos ao Canadá, em fevereiro, contribuiu para a participação positiva da América Latina nos resultados estatísticos. Nos dois primeiros meses do ano, o México registrou alta de 13,5%. (19.370). No mercado como um todo, o Canadá recebeu, no segundo mês de 2015, 754.842 visitantes internacionais, um evolução de 7,5% quando comparado com o mesmo mês de 2014. De janeiro a fevereiro, as chegadas no país somaram 1.466.582 turistas estrangeiros, 6,1% superior a igual período do ano passado. No ranking de desempenho entre países, o Brasil (32,1%) aparece com destaque atrás apenas da China (57,8%), seguido pelo México (15,7%), Coreia do Sul (8,2%) e Índia (5,3%). Em 2014, o Brasil bateu recorde de entradas no Canadá, com 99.901 turistas brasileiros, 6,6% frente a 2014.
Comissão de Turismo Canadense (CTC) / Grupo Vertebratta
Lilian Araujo – imprensa@vertebratta.com(11) 2548-1958
Sobre a Comissão Canadense de Turismo
A Comissão Canadense de Turismo é a organização nacional de turismo e marketing do Canadá. Uma corporação federal, regida pelo Governo do Canadá, a CTC lidera a indústria de turismo canadense, promovendo o Canadá com um destino turístico para as quatro estações. A organização visa inspirar o mundo a explorar o Canadá. Com seus parceiros na indústria de turismo, o Governo do Canadá, as províncias e os territórios, a CTC promove as experiências extraordinárias do Canadá em 11 países, conduzindo pesquisas de mercado, oferecendo um incrível banco de imagens por meio da biblioteca da marca Canadá, e providenciando pesquisas para ajudar a alavancar a bem sucedida marca turística do Canadá, a “Canada. KeepExploring” Para estar sempre atualizado sobre a CTC veja: http://br-keepexploring.canada.travel/about-ctc
Sobre o Grupo Vertebratta
O Grupo Vertebratta é especialista em implementar e desenvolver estratégias de negócios para a indústria do turismo através de uma aproximação em multicanais e atende a conta da Comissão Canadense de Turismo desde 2009 e da VIA Rail Canada no Brasil desde 2013. Com o objetivo de maximizar o retorno de investimento através de inovação, o Grupo Vertebratta administra a expansão efetiva de seus clientes no mercado brasileiro e já alcançou resultados incomparáveis para diversas empresas do mercado de turismo no decorrer de seus 13 anos de existência. Especialista em coordenação de consórcios empresariais, já desenvolveu projetos com mais de 50 operadoras brasileiras. No mercado desde 2001, já prestou serviços na indústria automobilística, esportes, cuidados pessoais e principalmente turismo.