Na manhã dessa terça-feira (10/03/2015) houve uma manifestação dos agentes de viagens que iniciou-se em frente ao Ministério do Planejamento, com aproximadamente 500 manifestantes, integrantes das agências de viagens da capital, empresários do setor e com a presença do Presidente da ABAV (Carlos Vieira) e o Presidente do SINDETUR (LAMARCK) e a Sra. Diana representante do SENDETUR.
Com várias faixas pedindo o fim do Decreto 8189/2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão criou em janeiro a Central de Compras com a missão de centralizar a aquisição e contratação de bens e serviços de uso comum aos órgãos da administração direta do Poder Executivo, os manifestantes gritavam em coro “Central de Compras novo petrolão, mais de um bilhão sem licitação!”, do carro de som foram feitos pronunciamentos contra a Central de Compras e em prol da manutenção das agências de viagens e a empregabilidade dos respectivos funcionários.
Os empresários alegam que não conseguirão manter suas agências sem os contratos que possuem atualmente com o governo e que a Central de Compras aniquilaria todo o setor de agências de viagens que está focado no segmento governamental.
O Ministro do Planejamento foi convidado para uma negociação com os manifestantes mas sem êxito, pois nenhum representante do Ministério se dispôs a manter qualquer dialogo com os representantes do movimento.
A passeata seguiu até o Congresso Nacional onde foram fixadas faixas no gramado e dali partiu até o Palácio do Planalto onde encerrou-se a manifestação.
Foi um movimento totalmente pacífico acompanhado de perto pelo policiamento mas sem nenhum incidente.
Os representantes das agências de viagens prometeram convocar os demais estados da federação para um novo ato que deverá acontecer em breve com participação dos agentes de viagens a nível nacional.
Eliomar Silvério Gonçalves para o Voenews
Fotos: Simeire de Jesus