O Site VoeNews teve a oportunidade de participar de entrevista a este visionário e grande empreendedor que consegue a cada dia se reinventar, e que tem uma participação fundamental no turismo brasileiro por ser um dos que levantam a bandeira em defesa do agente de viagens.
Aroldo Schultz é um incansável trabalhador que investe milhões em tecnologia e ferramenta para tornar cada vez mais competitivos principalmente as agências que não dispõe de recursos para investimento, e com tudo isto, não exige exclusividade na utilização das suas ferramentas, e está ciente de que não poderia fazê-lo, pois humildemente tem consciência de que nem todos os produtos devam ser adquiridos em sua empresa.
Veja entrevista concedida pelo profissional durante a IX Convenção Schultz que acontece em Gramado e Canela entre os dias 1º e 5 de março de 2015, o site VOENEWS – Notícias do Turismo esteve presente e procurou através de seu representante Moisés Ponte atuou ativamente da entrevista.
Agradecimentos á Imprensa e convite para parceiros participarem da entrevista
Aroldo Schultz deu ás boas vindas aos jornalistas e salientou a importância dos mesmos não só na Convenção Schultz mas para todo o trade turístico nacional que precisa de informações confiáveis a todos os momentos.
O presidente da Schultz convidou também para estar presente nesta entrevista os parceiros: Sr. Luis Garcia da Europamundo empresa que é responsável por cerca de 40% do faturamento da Schultz e Adrien Gernier do Ministério de Turismo da Suíça.
Perguntas realizadas por Moisés Ponte do VOENEWS – Notícias do Turismo
Moisés Ponte do site VOENEWS – Notícias do Turismo foi o primeiro a fazer perguntas para o Sr. Aroldo Schulz, o jornalista quis saber do presidente, o porquê da cidade que tem a maior renda do país e consequentemente um público que viaja com frequência ter tão poucos agentes de viagens presentes na convenção, e se havia algum plano de expansão da empresa no Distrito Federal visando aumento de vendas maior representatividade.
Aroldo salientou que por tratar-se de um evento muito caro, e que exige uma logística muito grande, existem critérios para selecionar os agentes de viagens, e, que após posicionamento dos agentes locais é feito um filtro, e que devido a problemas como impossibilidade de viagens dos convidados pode haver uma nova seleção e pode acontecer dos agentes desejados pela Schultz dentro do seu perfil interno estabelecidos não possam participar.
Sobre Brasília e Regiões do Centro-oeste salientou que vieram alguns agentes, mas existe um custo para participação, e muitas vezes o valor da passagem interfere na decisão do agente de viagem em participar ou não.
Sobre investimento Aroldo salientou que o investimento é feito em eventos como o Workshultz que acontece em Brasília e que o trabalho na região se dá através de visitas constantes e ofertas de tecnologia que aumente a capacidade de vendas as agências, além de material impresso que são enviados para o trabalho local.
O presidente da Schultz salientou também que diversas agências de viagens gostariam sim de estar presente, pelo fato de gostarem do produto Schultz e compreender a política da empresa de vender somente através dos agentes de viagens, mas podem ter sido impedidos por algum fator.
O responsável pelo site VoeNews que participa do evento pela primeira vez perguntou também sobre a IX Convenção Schultz. Dado o nível de comprometimento dos presentes quis saber se este formato funciona desde o início ou se foi aprimorado e qual as perspectivas para as próximas convenções.
Aroldo Schultz responde Moisés Ponte dizendo que o sucesso da convenção está na seleção dos agentes de viagens, que é feito pelo comprometimento dos mesmo, mas deixou claro que comprometimento não quer dizer ser obrigado a vender Schultz, mas sim estar comprometido com causa, e que esta é apenas a terceira convenção que tem a presença de agentes de viagens, os anteriores eram restritos aos profissionais da Schultz.
A primeira Convenção com a participação de agentes de viagens foi na Costa do Sauipe, a segunda no Club Med Mediterranée e esta que esta acontecendo na cidade de Gramado no Hotel Serra Azul.
Aroldo salientou que mesmo na Costa do Sauipe onde os agentes estavam na beira mar, muitos não tiveram a possibilidade de ir a praia devido à rotina de treinamentos, já no segundo evento foi adicionado um dia para que os profissionais pudessem conhecer o destino.
O fato dos agentes de viagens comparecerem as palestras por livre e espontânea vontade foi ressaltado por Aroldo, pois, mesmo não existindo pulseiras, meios de controle ou listas de presença, e o fato de não existir nenhuma obrigatoriedade dos agentes participarem, o evento está sempre cheio e o nível de comprometimento e exemplar, segundo o presidente, os agentes presentes investiram para estar no local, logo existe respeito, responsabilidade e comprometimento.
Neste terceiro evento com agentes, o formato é praticamente o ideal, pois as palestras e apresentações ocorrem pela manhã e á tarde os profissionais visitam as cidades que estão recebendo os mesmos, com programação de passeios aos principais pontos turísticos, agregando aos mesmos conhecimentos técnicos e também possibilidade de conhecerem o destino turístico.
O crescimento e perspectivas da TZ Viagens franquias ligada ao Grupo Schultz
Partiu de Moisés Ponte também a pergunta direcionada a Aroldo Schultz sobre a TZ Viagens, uma vez que o profissional salientou que atuou em parceria com a CVC o jornalista do VoeNews quis saber se o projeto da TX Viagens era ter justamente uma distribuição nos moldes que a CVC tem hoje e qual era a situação atual das franquias e as expectativas de crescimento.
O presidente da Schultz achou interessante o questionamento do site VoeNews, e salientou que a Schultz não é dona da TZ Viagens e sim dono da franqueadora, e que seu papel é unicamente orientar aos profissionais que desejam entrar no mercado de turismo brasileiro, e que a franquia foi criada através da marca “TZ Viagens” de forma que fosse associado á Schultz sem enganar o agente de viagens, e sim agir com transparência.
A ideia é ter uma rede que é de terceiros, é que a mesma trabalhe com diversas empresas como: Nascimento, CVC, MMT Gapnet, ou seja, não existe exigência de exclusividade de se trabalhar com a Schultz, trata-se de uma multimarcas onde a Schultz é apenas uma das empresas que fornecem produtos para esta rede.
Segundo Aroldo o projeto de franquias deveria ter sido colocado em prática somente em 2015, porém, devido à circunstâncias que não estavam previstas, como a dificuldade financeira da Almeida Viagens que encerrou suas atividades e diante do proprietário ter conhecimento do assunto e convidado a fazer parte do processo, o mesmo adiantou o projeto e transforou a partir do zero uma rede de franquias que hoje tem 23 empresas funcionado, 08 em andamento e ainda com previsão de cehgar até o final do ano com 40 lojas.
Aroldo salienta que a empresa cresce mais ainda não é considerada grande empresa e falou dos investimentos da empresa que chegam a quase 100% do faturamento.
Perguntado sobre o tamanho da empresa e valor dos investimentos feitos, Aroldo informou que a empresa está em franca expansão e tem tido aumento de vendas de forma continuada, porém ainda não considera sua empresa como grande dentro do cenário nacional. Para Aroldo a Schultz é uma empresa familiar.
Sobre investimentos na empresa, Aroldo salientou que a Convenção teve investimento próximo de um milhão, os Workshultz variam entre três e doze mil reais dependendo do tamanho do evento.
Quanto ao percentual de investimento da empresa, foi salientado que tudo que é considerado lucro na empresa é reinvestido, seja em estrutura, como sedes próprias, tecnologia ou em pessoas, mas que o investimento é quase 100% do lucro da empresa.
Presidente da Schultz fala em conspiração contra categoria de Agentes de Viagens
O fato de estarem tentando excluir o agente de viagens do processo de venda de produtos turísticos é visto como Aroldo Schultz como conspiração contra a categoria, o presidente salientou que caso fosse Ministro do Turismo buscaria mostrar que os agentes são indispensáveis no processo de vendas e inserir os mesmos no processo de formatação de produtos, e que assim como não se compra seguro diretamente das seguradoras os produtos turísticos também deveria ter este nível de exigência para serem comercializados.
Aroldo inclusive exemplificou as grandes empresas de telefonia que dispõe de Call Center mais que mesmo assim não atendem integralmente as exigências do cliente em seu atendimento, de forma que a relação de consumo exige que seja personalizado, e que é necessário que o cliente e o vendedor se conheçam ao ponto de poderem interagir em busca da qualidade no atendimento.
Aroldo salientou que de forma alguma e contra o cliente comprar produtos de turismo on-line, tanto que a Schultz investe pesado em tecnologia para possibilitar que o cliente tenha essa facilidade, mas ressalta que entre o cliente e a internet é necessário que exista o relacionamento entre pessoas.
Segundo o mesmo o fato de comprar on-line não significa que o cliente não tenha o profissional de turismo á sua disposição para dar a consultoria, acompanhar o processo e que conhecendo o perfil do cliente possa orientá-lo na tomada de decisão de forma que o mesmo adquira de fato o produto que tem maiores chances de agradá-lo.
Fatos como este são facilitado pela experiência, conhecimento e capacitação dos agentes de viagens que estão tendo dificuldades em fazê-lo devido às grandes empresas se recusarem a comissioná-los, e tudo isto só se faz com investimento e que os mesmo não estão tendo recusros para isso.
Desmerecimento dos agentes de viagens
O fato de tirar a comissão dos agentes de viagens foi criticado pelo presidente da Schultz, mesmo sabendo que o processo de venda foi simplificado o entrevistado concordou que poderiam sim ter havido uma diminuição dos valores pagos, mas é um absurdo não pagar nada, como fizeram as companhias aéreas que segundo o mesmo “deram um chute” nos agentes de viagens.
Adrien Gernier do Ministério do Turismo da Suíça deu sua opinião, e salientou que vendas on-line podem sim acontecer, quando o cliente retorna á mesma cidade que já foi várias vezes e tem conhecimento necessário para adquirir o produto, porém como turismo é algo que o turista procurar diversificar nem sempre o mesmo tem condições de adquirir com segurança destinos desconhecidos.
Neste momento, o mesmo acredita que é fundamental a presença e atendimento do agente de viagens, e mencionou seu destino, à Suíça como exemplo, que não é tão simples de ser adquirida por clientes que não conhecem o país, e que a consultoria de um profissional de turismo em dar dicas e recomendações é essencial.
O fato dos viajantes não disporem de tempo para pesquisas e buscas também foram comentados pelo profissional que ressaltou que esta é a obrigação do agente de viagem.
Conspiração contra agências de viagens ? Veja opinião dos entrevistados:
O profissional assim como Luis Garcia quando questionados, não concordaram com o termo utilizado por Aroldo Schultz, por creditar que a palavra “conspiração” seja um termo muito pesado. Mas os mesmo compreendem que não estão valorizando os profissionais como deveriam.
Aroldo Schultz salienta que o termo utilizado por ele, é uma opinião pessoal e que não retira sua posição, principalmente por entender que a conspiração é feita por grandes empresas como as Cias Aéreas que não demonstram nenhuma preocupação com a aquisição de produtos por clientes despreparados, e que simplesmente acreditam que as agências de viagens sejam altamente descartadas.
O Agente de viagens faz coisas que o computador não faz, porém não tem a tecnologia devida.
Voltando a falar das grandes empresas e da competitividade das agências de turismo, Aroldo Schultz mencionou que empresas investem milhões em tecnologia, deixando claro que se trata de uma concorrência desleal, e que o investimento da Schultz em tecnologia para ofertar aos agentes de viagens é justamente por acreditar que uma vez que as agências tenham tecnologia e associadas ao com atendimento possam ser imbatível na concorrência com sistemas de vendas on-line que não agregam o mesmo valor de um profissional para assessorar o cliente no processo de venda e acompanhamento de sua viagem, estando sempre pronto para solucionar eventuais problemas que possam surgir.
Schultz não teria problemas em ter capital de terceiros na sua composição, desde que fosse mantida a filosofia da empresa
Aroldo salientou que nem sempre ser 100% dono de uma empresa seja o cenário ideal, porém é fundamental que exista compatibilidade de ideias para que isto possa acontecer, e se algum dia acontecer de vir capital de fora para agregar valores à empresa se faz necessário que os investidores compactuam da mesma filosofia e que entendam a importância do agente de viagens na cadeia produtiva do turismo.
Dentro disto investimentos seriam muito bem vindos, mas em caso de divergência nestes pontos considerados cruciais, a Schultz opta por continuar seu caminho de forma individual.
Crescimento da Schultz é constante, veja a história da empresa.
O presidente da Schultz foi enfático no sentido de ressaltar que a empresa está em crescimento constante e tem orgulho de dizer que a empresa em sua história nunca fechou no vermelho ou no negativo como foi à palavra utilizada pelo mesmo.
Sobre uma possível crise no país, pergunta feita por uma das jornalistas presentes, Aroldo devolveu a pergunta, questionando a mesma sobre de que crise a mesma se referia, e salientou que o fato de estar morando em Portugal com sua família, pra ele não existe crise, e se existe trata-se de uma crise que está simplesmente na cabeça das pessoas.
Caso o mesmo pensasse em crise não estaria fazendo esta convenção e nem realizaria 86 eventos em dois meses, e jamais faria 30 mil catálogos impressos, e que se parasse para pensa em crise não estaria viajando e cumprindo compromissos a todo instante.
Aroldo falou que enquanto a concorrência reclama de crise a Schultz trabalha e age como se a mesma não existisse, e não existe como o mesmo mencionou, e sua equipe está trabalhando normalmente dentro do cronograma e planejamento que foi definido para o período.
História da Schultz contada pelo presidente durante a entrevista
A Schultz que todos conhecemos hoje teve inicio com investimento de um salário mínimo, na garagem de sua casa, Aroldo iniciou cuidando exclusivamente de vistos consulares, isso há 29 anos.
Em 1997 o mesmo trouxe o grupo mundo para o Brasil, de propriedade do senhor Luis Garcia, um catálogo em espanhol com apenas 24 páginas, que evoluiu tanto na parte de produtos pela empresa espanhola, quanto na parte comercial por Aroldo Schultz.
Foi então que Aroldo começou a distribuir os produtos em diversas regiões do Brasil, após uma crise de desvalorização do real onde diversas empresas fecharam, a Schultz continuou, e chegou a oferecer o produto para a antiga Soletur que na época não demonstrou interesse no produto, foi aí que Aroldo foi até a CVC mais durante uma ano não teve retorno, até que num encontro com Valter Patriani, a quem considera um dos melhores ou talvez o melhor vendedor fizeram um acordo.
Foi definido neste acordo ente as parte que somente a CVC poderia vender o produto Europamundo e a Schultz deixou de comercializar o produto.
Somente há cinco anos após a venda da CVC para um fundo de investimento onde a mesma passou a adquirir produtos de outras empresas que a Schultz retornou suas atividades no modelo em que se encontra hoje, ou seja, a Schultz hoje comercializa diretamente seus produtos através das agências de viagens, e diversificou, vendendo o mundo e também o Brasil.
Mas tudo que existe hoje na Schultz foi reiniciado há apenas cinco anos atrás, como tecnologia, formato e produtos.
Posição da Schultz no mercado brasileiro
Segundo Aroldo Schultz a empresa hoje está atrás apenas da CVC, e isto também se dá ao fato da ter estado atuado dentro da CVC por aproximadamente 10 anos, e ter reiniciado a pouco mais de cinco anos o novo formato da Schultz que é justamente a comercialização de produtos através dos agentes de viagens.
A Schultz hoje tem uma máquina enxuta e que não para, a empresa trabalha com planejamento que consiste em implementar inicialmente Home Office nas cidades, depois aluguel e posteriormente aquisição de sede própria.
Já existe reserva para aquisição de sedea próprias em outras localidades, isto tudo já faz parte do planejamento da empresa.
O fato de a Schultz ter um leque de produtos é justamente o fato primordial do sucesso da empresa, onde quando um destino ou produto não está em alta à empresa consegue comercializar outros seguimentos, mantendo suas vendas e consequentemente a estabilidade financeira da empresa.
Políticos e pessoas que deveriam defender a causa dos agentes de viagens
O fato de existirem pessoas que deveriam representar o setor, mas que na verdade não tem o mínimo conhecimento das atividades foi bastante criticado por Aroldo Schultz, que inclusive já foi de Sindicato com a finalidade de entender um pouco do funcionamento da política em nosso país.
Mas Aroldo salientou que precisa se dedicar a Schultz que merece e precisa muito da sua atenção, mas que acredita que a imprensa poderia procurar interferir de maneira positiva, levando as entidades que tem a função de representar os profissionais de turismo as suas necessidades e dificuldades encontradas no setor.
IX Convenção Schultz que está acontecendo
O atual formato foi uma mudança feita pela Schultz para aprimorar o evento em detrimento de críticas nos últimos eventos, e que este modelo tem sido bem positivo, e agentes e fornecedores estão aprovando o novo modelo, mesmo que o mesmo seja um pouco cansativos, mas que todos estão com disposição para o trabalho.
Aroldo mencionou inclusive que os negócios gerados com esta convenção podem permitir dobrar as vendas da empresa num curto espaço de tempo, principalmente pelos grupos que estão sendo negociados durante o evento.
Atuação da Schultz no mercado de Portugal
A Schultz está com sede própria em Portugal, onde Aroldo está morando com sua família, e se surpreendeu com as críticas aos agentes de viagens daquele país, pois foi informado que os mesmos não participariam dos Workshultz pelo fato de serem demorados e não está inserido dentro de um evento elaborado com alimentação, bebidas e shows.
Mas diferentemente do que foi previsto, a Schultz realizou eventos com bom público onde o profissionalismo imperou e foi sucesso em Portugal, onde até hoje se comenta os eventos realizados pela Schultz, e diante de fatos como este os modelos serão mantidos sempre confiando no interesse dos agentes nos eventos realizados pela empresa.
Sobre o tema “Viemos para ficar” que é utilizado pela Schultz em Portugal, Aroldo ressalta que trata-se de um planejamento de mais de cinco anos que está sendo colocado em prática neste momento, e que vê muitas possibilidades no destino e acredita no sucesso da empresa no país.
Um dos exemplos de projetos que a Schultz está implementando em Portugal são os roteiros “redescubra Portugal” que visa incentivar os portugueses conhecerem seu país com saídas garantidas independentemente do número de passageiros.
Aroldo Schultz faz demonstração do uso do P.O.T.A de seu celular durante entrevista
Em tempo real o presidente da Schultz fez uma demonstração para todos os jornalistas presentes, onde mostrou aos presentes como que os agentes de viagens poderão se comunicar e acompanhar os processos de seus clientes, antes, durante e depois da viagem.
Através de um aplicativos que estará á disposição dos agentes e dos clientes os mesmos poderão interagir em tempo real, através de chat, facebook e até mesmo receber ligações dos clientes que de forma simples prática poderão acessar o seu agente de viagens independente de onde quer que eles estejam.
Trata-se de um alto investimento efetuado pela empresa para disponibilizar aos agentes de viagens e seus clientes tecnologia de ponta, para que possam interagir e atender cada vez melhor e claro agilizar para a comercialização de produtos.
Apesar de pronto a empresa aguarda a libração da App Story pra divulgar esta grande novidades, inicialmente está sendo desenvolvido para o sistema IOS, e em seguida será feito para o Android que é bem mais simples segundo Aroldo Schultz.
Segundo o mesmo esta ferramenta que é grátis para o agente de viagens irá modificar, ou transformar a comunicação entre agentes de viagens e seus clientes.